Inscrições estão abertas para visita ao Parque Municipal neste sábado, das 9h às 12h

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

06 de dezembro de 2016

Diante da boa procura dos mogianos interessados em participar de visitas monitoradas ao Parque Municipal Francisco Affonso de Mello - Chiquinho Veríssimo, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizará mais um evento do tipo neste sábado (10/12), das 9h às 12h. A programação inclui a exposição de um vídeo sobre o Parque Natural e, em seguida, realização de três trilhas abertas na reserva: Pau Jacaré, Bromélias e Palmito Juçara. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 4798-5959 e os interessados precisam informar o nome completo e RG. A diretora da Unilivre, Suely Mitie Kusano, conta que as visitas estão sendo um sucesso: "Sempre que anunciamos uma data para as visitas, as pessoas esgotam as vagas em questão de dias ou mesmo de horas. Muita gente conheceu o parque nas décadas de 70 e 80 e agora faz questão de voltar ao lugar, mostrando como era para os filhos. É uma oportunidade de matar a saudade e ao mesmo tempo aprender um pouco sobre o ecossistema da Serra do Itapeti", comentou. A visita também é um curso oferecido pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) de Mogi das Cruzes, com coordenação de um monitor, que ministra uma aula sobre a biodiversidade da região e acompanha as pessoas em três trilhas. Para fazer a trilha, é recomendado que os participantes venham com calçado confortável, roupas leves e adequadas para caminhada, além de trazerem repelente e lanche. Em 2009, o Parque Natural Municipal foi reconhecido formalmente como unidade de preservação ambiental por parte do Governo do Estado e do Ministério do Meio Ambiente e passou a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). O reconhecimento, além de garantir a preservação do parque, permite que a área receba recursos provenientes de compensações ambientais por obras que tragam impacto natural em Mogi das Cruzes e região. Desde então, o Parque Natural Municipal vem recebendo investimentos e projetos na área de educação ambiental. Em setembro de 2013, a Prefeitura inaugurou no local a Universidade Livre do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, que oferece atividades, cursos e seminários gratuitos voltados à comunidade. (MAS)