Instalação de novos abrigos em pontos de ônibus chega a novos bairros e se aproxima de 50%

Secretaria de Mobilidade Urbana

18 de dezembro de 2018

A instalação de novos abrigos em pontos de ônibus de Mogi das Cruzes chegou nesta semana a quase 50% do trabalho realizado. Dos 100 equipamentos previstos, 47 já foram implantados em pontos definidos por estudos técnicos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes.

Os novos abrigos já estão instalados em diversos pontos do distrito de Cezar de Souza, em Jundiapeba, Taiaçupeba, Botujuru, Ponte Grande, Jardim Rodeio, Vila Industrial, Vila Nova Mogilar, Vila Brasileira, Alto do Ipiranga, Jardim Universo e Jardim Esperança.

“A ampliação do número de abrigos em pontos de ônibus é uma demanda dos usuários do transporte coletivo que a Prefeitura vem buscando atender para oferecer mais conforto para os passageiros. Ao todo, teremos 100 abrigos implantados em toda a cidade e o objetivo é que este número seja ampliado”, destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

A implantação dos novos pontos de ônibus tem investimento de R$ 592.339,18 e os trabalhos estão sendo realizados pela empresa Delta Indústria e Comércio de Mobiliário Urbano, vencedora do processo licitatório. O trabalho faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura para a melhoria do transporte coletivo na cidade.

Para 2019, a Secretaria Municipal de Transportes prevê a aquisição de mais 100 abrigos. Além disso, a administração municipal está pleiteando junto ao Ministério das Cidades a aquisição de mais 600 abrigos, dentro do programa Avança Cidade. O pedido foi protocolado em novembro, durante reunião, em Brasília, dos secretários José Luiz e Aurílio Caiado, de Finanças, com o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Júnior.

O sistema municipal de transporte coletivo transporta cerca de 3,5 milhões de passageiros por mês. São 243 ônibus que operam 84 linhas, ligando todas as regiões da cidade. (Luiz Maritan)