Junho Verde: alunos se unem em mutirão de limpeza no distrito de Jundiapeba

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

13 de junho de 2019

Como parte da programação do Junho Verde, nesta quinta-feira (13/06) cerca de 500 estudantes da Escola Municipal Álvaro de Campos Carneiro e do Cempre Lourdes Iannuzzi saíram pelas ruas de Jundiapeba recolhendo lixo, repetindo um mutirão de limpeza que aconteceu em 2017. Com apoio dos professores e de estudantes do curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), eles realizaram um grande mutirão de limpeza no bairro e levaram os resíduos coletados até a praça da Liberdade de Jundiapeba, onde houve um grande encontro de estudantes.

No encontro, ambas as escolas juntaram forças e limparam toda a Praça da Liberdade. Ao final do mutirão, todos os jovens se reuniram na praça e deram as mãos fazendo uma grande roda, como um abraço simbólico no bairro. Os alunos conseguiram encher cerca de 80 sacos de lixo (com capacidade de 50 litros cada) e todo material coletado nas ruas foi levado ao Ecoponto de Jundiapeba para destinação adequada.

A proposta da Secretaria do Verde com os mutirões é promover outra ação já em setembro, desta vez saindo do Cempre e visitando outra escola do bairro. A professora Maria Santina, do Curso de Biologia da UMC, comentou que para os estudantes de biologia a experiência foi muito enriquecedora:

“É muito bom colocar os estudantes da universidade em contato direto com esses jovens da comunidade de Jundiapeba, assim eles vão conhecendo melhor suas realidades e isso fortalece o processo de formação dos alunos, além da busca constante por soluções e melhorias. De nossa parte estaremos sempre a postos para participar de mais iniciativas promissoras como essas que a Prefeitura tem proporcionado”, frisou.