Junho Verde começa com plantio de mudas e terá lançamento do Selo Município Verde Azul na quinta

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

05 de junho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Um plantio de mudas na praça Assumpção Ramirez Eroles e uma palestra sobre o rio Tietê ministrada pelo professor Alexandre Hilsdorf, do Núcleo Integrado de Biotecnologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), abriram o Junho Verde – iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes em comemoração ao meio ambiente, cujo dia mundial se comemora nesta segunda-feira, dia 5. O prefeito Marcus Melo participou dos eventos e destacou a importância da iniciativa.

“Na esteira de eventos que relacionam meses a cores, como o maio amarelo, sobre a segurança no trânsito, a Prefeitura lançou o junho verde e elaboramos uma programação diversificada e que aborda questões como a água, a coleta seletiva e os cuidados com a natureza. Como todos colaborando e cada um fazendo a sua parte, teremos uma Mogi das Cruzes mais arborizada, com mais verde e mais respeito ao meio ambiente”, disse Melo, ao lado do vice-prefeito Juliano Abe.

O plantio de mudas começou cedo, às 8h30, com a participação de técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e alunos da rede municipal de ensino. Os secretários Daniel Teixeira de Lima (Verde e Meio Ambiente), José Luiz Freire de Almeida (Gabinete), Juliana Guedes (Educação), Dirceu Lorena de Meira (Serviços Urbanos) e Paulo Beono (diretor-geral do Semae) prestigiaram o evento. Em seguida, todos se dirigiram ao Cemforpe, onde o professor Alexandre Hilsdorf comandou o debate sobre o Tietê – que incluiu uma mesa redonda e a participação de especialistas.

A programação continua durante a semana e terá ações como o lançamento do Selo Município Verde Azul, na quinta-feira (08/06), das 9h às 17h, no Cemforpe, que será um evento de grande abrangência: “Teremos aqui representantes de centenas de cidades paulistas e o fato de Mogi das Cruzes receber este encontro é muito significativo”, destacou o secretário do Verde.

No dia 20 de junho, será realizado o Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê, com organização da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos do Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê (Condemat), da 9h às 11h, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

No dia 29 de junho, será inaugurado o terceiro ecoponto de Mogi das Cruzes, que funcionará na rua Manoel Fernandes, s/nº, em Jundiapeba. O equipamento permitirá que o moradores do distrito façam a destinação correta de materiais sólidos: “Temos a proposta de ampliar gradativamente os ecopontos e o prefeito Marcus Melo determinou que o distrito de Jundiapeba fosse atendido”, comentou o secretário Daniel Lima. Os outros ecopontos da cidade funcionam no Jardim Armênia e no Parque Olímpico. (Marco Aurélio Sobreiro)