Junho Verde: palestra aborda saneamento e história do abastecimento em Mogi das Cruzes

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

21 de junho de 2017

Como parte das atividades do Junho Verde, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) realizou nesta quarta-feira (21/06), nos períodos da manhã e da tarde, uma palestra para um grupo de servidores sobre meio ambiente e a história da autarquia. A atividade, parceria com a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, foi no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, na Serra do Itapeti, local da primeira captação de água para abastecimento público em Mogi das Cruzes, no início do século passado.

“O Junho Verde é uma iniciativa de conscientização e de mobilização das pessoas para a causa ambiental. E o Semae faz parte disso, pois trabalhamos com a água, algo que afeta diretamente a vida das pessoas. Evoluindo no tratamento de esgoto, melhoramos a qualidade da água e ver o Rio Tietê limpo deve ser o nosso anseio”, afirmou o diretor-geral da autarquia, Paulo Beono Jr.

“E falar sobre isso neste lugar (parque) é muito emblemático para nós, pois foi aqui que a captação de água começou na cidade”, completou.

O abastecimento a partir da Serra do Itapeti ocorreu durante 40 anos, mas, com o crescimento da cidade, tornou-se insuficiente e, na década de 50, foi substituído por um sistema de reservatórios construídos na região central e captação no Rio Tietê, no Socorro – posteriormente transferida, nos anos 80, para o ponto atual, no bairro Rio Acima.

Na palestra “A História do Semae e do Saneamento no Brasil”, a funcionária Camila Candiles, da Divisão de Meio Ambiente, abordou o saneamento básico e a disponibilidade de água doce no Brasil, Estado de São Paulo e região do Alto Tietê, além dos principais pontos da história do saneamento em Mogi das Cruzes desde a criação da Vila de Sant'Anna de Mogi Mirim, como a construção do chafariz da Praça da Matriz (século 18), o primeiro reservatório (1929) e a criação do Semae (1966), registros que estão no livro "Semae 50 anos", que conta a história de cinco décadas da autarquia.

Ao final da atividade, o diretor do Departamento Comercial do Semae, Robson dos Santos, falou para os funcionários sobre a Missão, Visão e Valores da autarquia.

Junho Verde

A programação do Junho Verde terá continuidade nesta quinta-feira (22/06) com o curso de Agentes Voluntários Ambientais, das 19h às 21h, no auditório da Prefeitura. No fim de semana, haverá o Show de Grafite no Parque Leon Feffer, no sábado (24/06), às 8 horas, e o Circuito Interparques, no domingo (25/06), a partir das 9 horas, que é um projeto-piloto no qual um ônibus percorrerá os Parques Centenário, Leon Feffer, Cidade e Municipal. Haverá cobrança normal de tarifa pela viagem.

No dia 29 de junho, será inaugurado o terceiro ecoponto de Mogi das Cruzes, que funcionará na rua Manoel Fernandes, s/nº, em Jundiapeba. (Julio Nogueira)