Mais de 300 jovens participam de conferência e eleição do Comjuve

Secretaria de Cultura

20 de março de 2017
Jovens participam de conferência no último sábado e elegeram as dez diretrizes prioritárias dentro do Plano Municipal da Juventude (Mateus Sartori/ Divulgação)

Mais de 300 jovens participaram, no último sábado (18/03), da Conferência da Juventude e da asembleia de eleição dos membros da sociedade civil para a gestão 2017/2019 do Conselho Municipal da Juventude de Mogi das Cruzes, o Comjuve. O encontro, que aconteceu na Escola de Governo e Gestão, contou com a presença do prefeito Marcus Melo e culminou com a escolha de 14 nomes, conforme os segmentos que compõem o órgão.

Foram cerca de 60 participantes no período da manhã, quando foi realizada a Conferência da Juventude e 320 participantes à tarde, durante a assembleia de votação, entre eleitores e ouvintes. Durante a conferência, os jovens participantes tiveram a oportunidade de escolher dez diretrizes, dentre todas as propostas presentes no Plano Municipal da Juventude. Já no processo eleitoral, os ambientes da Escola de Governo foram divididos em câmaras técnicas eleitorais.

"Ficamos surpresos com a quantidade de jovens engajados nos dois eventos. Foram participativos e propositivos. Todos elogiaram a formatação e organização do evento. Agora temos o desafio de dar continuidade ao trabalho realizado até agora, mobilizando ainda mais os jovens da cidade na construção e implantação de política públicas”, destaca o secretário municipal de Cultura, que também é membro o Comjuve, Mateus Sartori.

O presidente em exercício do Comjuve, Thiago Cardoso, também avaliou como positivo o encontro do último sábado. “Foi muito boa a dinâmica de colocar os jovens para escolherem as 10 diretrizes dentro do Plano da Juventude. Serviu como uma espécie de audiência pública e permitiu que tivéssemos uma noção real do que os jovens ali presentes acham do plano. Depois ainda fizemos uma roda de conversa, que incorporou assuntos como a importância da cidadania, a participação social e formação política dos jovens, o acesso à cultura. Foi um dia histórico para um conselho que ainda é novo da cidade”, destacou.

Cardoso, que era vice-presidente da primeira composição do Comjuve, falou também sobre as expectativas para a nova gestão. “A primeira gestão foi muito produtiva, pois o Conselho era totalmente novo, então foi um grande aprendizado para todos nós. Acredito que a segunda gestão vá seguir o mesmo caminho de aprendizado e diálogo, sempre tentando estreitar os laços com os movimentos da juventude e com novas propostas, como por exemplo a realização de reuniões itinerantes, nos bairros da cidade”, pontuou.

A composição da nova gestão do Comjuve ainda não está finalizada. Os líderes do movimento ainda devem fazer um remanejamento, para solucionar a questão os cargos suplentes que ficaram vacantes após a eleição. Além disso, também é preciso ser ocorrer a indicação dos membros do poder público. Após tudo isso, haverá a solenidade de posse dos novos membros e, na sequencia, os próprios conselheiros fazem a eleição da nova diretoria e novo presidente.

Veja os resultados da assembleia de eleição dos membros da sociedade civil para a gestão 2017/2019 do Conselho Municipal da Juventude de Mogi das Cruzes – Comjuve

Representante dos estudantes do ensino médio e profissionalizante:

Titular: Caio Vinicius da Silva

Suplente: Vacante

Representantes dos estudantes de ensino superior:

Titulares: Cristina Tatiane S. de Oliveira e Itânio Ap. Mariano Filho

Suplente: Fabio Souza da Silva e um cargo vacante

Representante das associações de moradores:

Titular: Bruna Fernanda Torres

Suplente: Vacante

Representante da cultura e arte:

Titular: Anny Karoline Martins dos Santos