Marcus Melo e Juliano Abe recebem grupo de técnicos do CAF no gabinete

13 de junho de 2019

O prefeito Marcus Melo e o vice Juliano Abe receberam no gabinete, nesta quinta-feira (13/06) pela manhã, a visita dos técnicos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Eles estão conhecendo a cidade e conversando com secretários municipais sobre o Programa + Mogi Ecotietê. O grupo chegou a Mogi das Cruzes na quarta-feira (12/06) e permanecerá até esta sexta-feira (14/06), realizando reuniões técnicas e visitas a equipamentos municipais.

“Temos o desafio de promover o crescimento da cidade, garantindo qualidade de vida aos cidadãos e pensando nas futuras gerações. O Programa + Mogi Ecotietê é um conjunto de ações que vai proporcionar avanços nas áreas de mobilidade urbana, saneamento e meio ambiente, além de transformar a região lesta da cidade. Neste sentido, é muito importante receber este grupo de técnicos hoje e detalhar o projeto”, disse Melo.

Esta missão do CAF é decisiva para o futuro do projeto, mas trata-se de um trabalho de médio e longo prazo, que não apontará resultados neste momento. Até sexta-feira, os secretários envolvidos com a projeto - das áreas de Planejamento, Obras, Meio Ambiente, Transporte, Gabinete e Assuntos Jurídicos, entre outros - estão trabalhando ao lado dos técnicos da CAF, apresentando números e detalhes do projeto.

O Programa + Mogi Ecotietê é um conjunto de ações e investimentos para estimular o desenvolvimento e o crescimento planejado da região leste do município – no caso o distrito de Cezar de Souza. Ele está dividido em três eixos: socioambiental, saneamento básico e mobilidade e desenvolvimento urbano.

O Socioambiental prevê a construção de 2 novos parques (localizados na rua Antônio de Almeida e na avenida Francisco Rodrigues Filho), além da ampliação do Parque Centenário e da recuperação das áreas verdes próximas ao rio Tietê. O investimento total será de R$ 14,5 milhões.

O eixo de mobilidade e desenvolvimento urbano inclui a construção da avenida Parque (Corredor Ambiental Ecológico Sustentável – CAES), sistema de vias e intervenção urbanística em Cezar de Souza. Outra ação será a implantação de 30 km de ciclovias interligando os parques e o Corredor Ambiental Ecológico Sustentável, bem como a construção de uma passarela sobre o rio Tietê. No total, serão 6,2 km de CAES, 3 novas transposições e ciclovias, com um investimento de R$ 143,9 milhões.

Na área de saneamento básico, o Programa + Mogi Ecotietê prevê a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cezar de Souza, que passará de 142 para 460 litros por segundo. Também serão implantadas redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto em Cezar de Souza, além do saneamento ambiental do Córrego Lavapés e Córrego dos Corvos.

O investimento nas ações de saneamento será de R$ 145,6 milhões. Com outros R$ 61,3 milhões reservados para desapropriações, gestão e supervisão técnica, o investimento total do programa será de R$ 365,3 milhões. Os recursos serão pleiteados junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). (Marco Aurélio Sobreiro)