Marcus Melo empossa novos membros do Conselho Municipal de Educação

23 de junho de 2017

O prefeito Marcus Melo empossou na tarde desta sexta-feira (23/06), no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME). O órgão é responsável, junto aos conselhos municipais de Alimentação Escolar e CACS-Fundeb, pelo acompanhamento e participação na gestão da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Os novos membros cumprirão o mandato de 2017 a 2019.

O chefe do executivo falou sobre os desafios da educação e o papel do conselho em identificar as necessidades e contribuir com o poder público na construção de políticas públicas. “O conselho permite a sintonia entre diferentes segmentos com a troca de experiência entre pessoas com diferentes histórias de vida, mas todas com um objetivo comum, o avanço da educação mogiana”, disse.

Melo destacou projetos adotados neste ano, como a padronização do material didático adotado pela rede municipal com o Programa Ler e Escrever, uma parceria com o Governo Estadual, que estava representado no evento pela dirigente regional de ensino, Rosania Morroni. “O objetivo principal é melhorar a educação de nossa cidade, o que certamente terá reflexo no futuro, daqui há 10, 20 anos. É possível avançar. Hoje temos um IDEB alto, se comparado a outras cidades, que é de 6,3. Nossa meta é chegar a 7,5. É um desafio a ser vencido no dia a dia”, destacou o prefeito.

O conselho foi instituído em 1990. É um órgão normativo, consultivo e deliberativo que colabora com o poder público na condução dos assuntos educacionais e fixa diretrizes para o Sistema Municipal de Ensino. É composto por 21 membros titulares e o mesmo número de suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil sem remuneração com mandato de dois anos e podem ser reconduzidos pelo mesmo período. O vice-prefeito Juliano Abe apontou a Educação, como um dos marcos da cidade de Mogi das Cruzes. “Temos um marco em Mogi que é a Educação, construída com a participação de toda a nossa sociedade e que serve de modelo a outras cidades”.

A secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, destacou a importância da participação dos conselheiros na gestão da educação mogiana. “Mogi desponta a frente da região e até mesmo no âmbito estadual devido a esta gestão compartilhada. São pessoas de diferentes segmentos que efetivamente participam, compreendendo os problemas da cidade e da educação como um todo”, disse. A Secretaria de Educação é responsável pelo atendimento de 45.618 alunos em 206 unidades escolares.

Com 30 anos de experiência na rede pública, a atual presidente do Conselho, Andrea Aparecida Nagatani Passos pretende compartilhar seus conhecimentos com os demais membros. “Esse conhecimento não pode ficar somente conosco, é preciso compartilhar a competência técnica e experiência com todos”, disse. O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Evaristo e o vereador Francimário Vieira Farofa também prestigiaram a posse dos novos conselheiros.(Kelli Correa Brito)