Membros da Cipa tomam posse para mandato 2018-2019; grupo atua na prevenção de acidentes

Secretaria de Gestão Pública

13 de junho de 2018

Os novos representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) da Prefeitura de Mogi das Cruzes, eleitos em maio, tomaram posse na manhã desta quarta-feira (13/06), para o mandato 2018/2019. A Cipa da Prefeitura é formada por 26 membros, sendo 13 eleitos e 13 indicados pela Administração Municipal. O presidente e a vice serão, respectivamente, os servidores Sidnei Francisco de Souza (Secretaria Municipal de Segurança) e Gisele Aparecida Rodrigues Coelho (Educação)

A comissão tem como atribuições identificar os riscos do processo de trabalho; elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho e realizar, periodicamente, verificações no ambiente e condições de trabalho, entre outras.

A Cipa foi instituída pela Lei Municipal nº 6.270, de 16 de junho de 2009. Outra atribuição da comissão é organizar, todos os anos, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

Entre outras iniciativas, a Cipa faz trabalhos de conscientização, como palestras e ações práticas sobre o uso do equipamento de proteção individual (EPI), bem como orientação para as secretarias quanto à segurança e proteção no trabalho.

Participaram da cerimônia de posse o vice-prefeito Juliano Abe, o secretário municipal de Gestão Pública, Marcos Regueiro, e o coordenador de Recursos Humanos, Sérgio Decaro. (Julio Nogueira)