Mogi das Cruzes avançou para a fase verde do Plano São Paulo

Gabinete

09 de outubro de 2020
Vista aérea de Mogi das Cruzes.

Mogi das Cruzes avançou na sexta-feira (09/10) para a fase 4 – Verde do Plano São Paulo, do Governo Estadual. A mudança de fase foi anunciada durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Na nova fase, o horário de funcionamento diário de todos os segmentos passa a ser de até 12 horas por dia e a capacidade limitada será de 60%. A Prefeitura de Mogi das Cruzes publicará um Decreto Municipal com as novas medidas, que passarão a vigorar a partir deste sábado (10/10).

O Governo Estadual também anunciou um ajuste no horário de funcionamento de restaurantes e similares. Os estabelecimentos poderão continuar a ter o consumo local até às 22 horas, mas os clientes poderão permanecer no local até às 23 horas, no máximo. O decreto municipal também irá regulamentar a realização de eventos, convenções e atividades culturais, englobando museus, galerias de arte, acervos, bibliotecas, teatros, cinema, salas de espetáculos, eventos de cultura e entretenimento.

O avanço se deve à queda dos índices de variações de casos, internações e óbitos. Apesar da ampliação do horário de atendimento e aumento da limitação de capacidade dos estabelecimentos, os cuidados básicos para prevenção ao novo coronavírus continuam valendo. O uso de máscaras, o fornecimento de álcool em gel por parte dos estabelecimentos comerciais, o distanciamento mínimo de 1,5 m entre cada pessoa e a observância ao protocolo sanitário de cada segmento mantêm-se obrigatórios.

A Região Metropolitana foi reunificada como região de saúde pelo Comitê de Contingência da Covid-19 de São Paulo. A próxima reclassificação será no dia 16 de novembro. A retomada gradativa das atividades econômicas de Mogi das Cruzes vem sendo planejada pelo Comitê Gestor de Retomada Gradativa de Atividades Econômicas, criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.

O grupo tem se reunido com os mais diferentes segmentos para dialogar com empresários e instituições para que a retomada seja feita de forma segura e construída de forma compartilhada com todos os setores. Mais informações sobre o Comitê Gestor são pelo telefone 4798-5171 e pelo e-mail desenvolvimento@pmmc.com.br (Kelli Correa Brito).