Mogi das Cruzes é selecionada para programa da Agência Nacional de Águas

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

20 de outubro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O projeto de conservação de água, solo e saneamento rural, inscrito pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura, está entre os 36 selecionados no Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA). Nesta quinta-feira (19/10), estiveram na sede da Secretaria de Agricultura, representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da ONG The Nature Conservancy (TNC) para conhecer os projetos e programas desenvolvidos pela Pasta.

“O objetivo da reunião foi a comprovação dos projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura em parceria com TNC e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Apresentamos a dinâmica socioambiental de Mogi das Cruzes, as principais características  de infraestrutura e de produção, assim como as estratégias de governança para viabilizar a produção de alimentos integradas à conservação dos recursos naturais”, explicou João Paulo Pereira, chefe de divisão da Secretaria de Agricultura.

O programa recebeu 224 projetos de todo o Brasil e Mogi atingiu a 25ª colocação. Com este resultado, o município passará a integrar um banco de projetos durante três anos com a possibilidade de recebimento de recursos neste período. Participaram desta seleção órgãos e entidades da administração direta e indireta municipal, estadual e distrital, além de consórcios públicos de todo o País. A iniciativa mogiana consiste num programa municipal replicável de conservação e adequação ambiental de propriedades rurais e estradas municipais localizadas em regiões de mananciais da cidade.

Estiveram na cidade Horácio Figueiredo, chefe de Gabinete da Agência Nacional da Água (ANA), Helena Carrascosa, coordenadora do Projeto Nascentes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Carolina Tibério, analista ambiental da Secretaria estadual, o gerente de Água no Brasil da The Nature Conservancy (TNC), Samuel Barreto, Henrique Bracale, coordenador dos Fundos de Água de São Paulo da TNC, Henrique Bracale e os especialista em conservação da instituição, Vinicius Gaburro de Zorzi.

O Programa Produtor de Água foi lançado pela ANA em 2001 e tem foco no estímulo à política de pagamento por serviços ambientais voltada à proteção hídrica no Brasil. A iniciativa estimula práticas conservacionistas em propriedades rurais de forma a melhorar a qualidade da água e aumentar sua vazão, revitalizando as bacias hidrográficas. O Produtor de Água consiste em remunerar o produtor rural com valores proporcionais aos serviços ambientais prestados, que beneficiam a sociedade que vive numa determinada bacia hidrográfica, além de oferecer assistência técnica para a recuperação ambiental da propriedade. (Kelli Correa Brito)