Mogi das Cruzes inicia a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com palestra e mostra

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

15 de outubro de 2018

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou na manhã desta segunda-feira (15/10), na sede do Polo Digital de Mogi das Cruzes, em Cezar de Souza, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A abertura contou com a apresentação de trabalhos voltados para a inovação e tecnologia na cidade e uma palestra com Helio Dias, presidente do Instituto de Valorização de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo (IVEPESP).

A programação, elaborada pelo Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia – CMIT, seguirá até o dia 19 e outubro com palestras, atividades e exposições com o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população.  “Mogi caminha para ser uma cidade cada vez mais inserida no meio tecnológico e pela primeira vez conseguimos participar desta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Temos um ambiente muito favorável para o desenvolvimento das empresas de tecnologia, que hoje são as maiores empresas no Brasil e no mundo”, disse o prefeito Marcus Melo.

Mogi das Cruzes é uma das 11 cidades do Estado de São Paulo que participam da Semana e uma das 27 em todo o Brasil. “Mogi tem focado seu trabalho na área de inovação e tecnologia para atrair investidores e gerar empregos. É uma área que tem crescido no Brasil e no mundo. Participar deste calendário é um grande marco para a cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, que também preside o CMIT. O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, falou sobre o Programa Mogiano de Atração de Investimentos e Geração de Empregos (Promae).

Na abertura foram apresentados os trabalhos realizados pela DotStore, Grupo Acacia, Höganas, Medecell, 76Telecom, Bosch/Rexroth e o aplicativo Novos Caminhos, uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Educação. Participaram do evento José Francisco Caseiro, diretor do CIESP Alto Tietê, o presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Marco Zatsuga e o vereador Sadao Sakai. Para esta terça-feira (16/10), às 14 horas na sede do Polo Digital, será realizada a palestra “MEI Tools”, com um representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A indústria 4.0 será o tema da programação na quarta-feira (17/10) com uma visita de um grupo da cidade à Planta i4.0 do Senai em São Caetano do Sul e uma palestra no Polo Digital, às 14 horas, com o vice-presidente da Agestab, Carlos Alberto Yamanaka. “Queremos convidar os empresários de Mogi da área da indústria para conhecer o que pode ser feito na sua área para otimizar e melhorar a sua produção como um todo. Estamos muito atentos às inovações e trabalhamos para acompanhar esse desenvolvimento, o que faz parte do papel da Prefeitura”, disse Melo.

Um dos destaques da programação é a segunda edição do Show Case – Mostra de Projetos do Polo Digital, que será nesta sexta-feira (19/10) das 9 às 16 horas na sede do Polo Digital de Mogi das Cruzes. Mogi das Cruzes conta com um Sistema Municipal de Inovação, formado pelo Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia – CMIT, o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia – FMIT e o Polo Digital de Mogi das Cruzes, ações importantes para movimentar o ecossistema de inovação da cidade. A programação completa segue abaixo. (Kelli Correa Brito)

16/10 – 14 horas
Sede do Polo Digital
Palestra “MEI Tools” com representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)