Mogi das Cruzes leva três trabalhos para o Congresso Estadual de Secretários Municipais

23 de março de 2017

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, participou da abertura do 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), realizada nesta quarta-feira (22/03), no Mendes Convention Center, em Santos. Neste ano, Mogi das Cruzes está apresentando três trabalhos na 14ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e concorrendo ao 7º Prêmio David Capistrano.

As ações desenvolvidas em diferentes áreas do SIS - Sistema Integrado de Saúde devem servir, mais uma vez, como exemplos para outros municípios. “Mogi das Cruzes tem servido como referência para outros gestores, que sempre nos procuram em busca de informações ou solicitando uma visita em diferentes unidades. E o Cosems é uma excelente oportunidade para a troca de experiências”, explica o secretário.

O primeiro trabalho revela detalhes do SIS, implantado em 2011 e responsável por importantes avanços no atendimento e gerenciamento de saúde em Mogi das Cruzes. O sistema começou com a informatização da rede municipal de saúde e a interligação das unidades e evoluiu para a disponibilização de recursos importantes como o controle de estoques e vagas, confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas e prontuário eletrônico. Conta, ainda, com um recurso importante que é o Cartão SIS, uma facilidade de acesso aos mogianos que hoje já soma mais de 220 mil usuários.

O trabalho apresentado mostra, ainda, que com os indicadores provenientes das informações coletadas através do SIS foi possível monitorar o absenteísmo, diminuindo o índice de 35% registrado em 2010 para 21% (média registrada em 2015). “Houve também maior visibilidade das informações gerenciais por meio de relatórios e gráficos que auxiliam no planejamento e decisões, criando processos mais dinâmicos e eficazes”, acrescentou Cusatis.

O segundo trabalho mogiano mostra a importância do Programa de Atenção ao Tabagista em Mogi das Cruzes, tendo como referência o atendimento prestado entre 2013 e 2016. Neste período, o índice de cessação ao tabaco foi de 38%, em média, com índice recorde de 41% alcançado em 2016. O índice preconizado pelo INCA é de 35%.

O estudo mostra que houve um alto índice de pacientes que fizeram uso de alguma medicação, sendo na sua grande maioria, o uso de adesivos de nicotina. “Conversando com a equipe multidisciplinar descobrimos que muitos pacientes já procuram o programa solicitando o uso de adesivos, mas esta indicação é sempre avaliada pelo médico do programa”, explica a coordenadora da Atenção Farmacêutica, Aline Abib, responsável pelo programa e pela apresentação do projeto.

O terceiro trabalho é “Acupuntura, Automassagem e Auriculoterapia no Município de Mogi das Cruzes: Implantação das Práticas Integrativas e Complementares na Rede Básica Municipal”, que revela detalhes de um novo tipo de atendimento oferecido pelo Programa de Saúde Mental. Em 2015, os psicólogos Marina Consolaro, Guilherme Lordelo e Adriano Granado apresentaram o projeto de inserção da Acupuntura para ampliação dos cuidados em saúde mental de pacientes em atendimento em três unidades de saúde: Jundiapeba, Jardim Ivete e Ponte Grande.

“As práticas integrativas trazem inovações no cuidado oferecido pelos serviços público, aproximando o usuário da rede de atendimento e promovendo meios alternativos e complementares às terapias convencionais”, afirma a diretora da Rede Básica de Saúde, Rebeca Barufi. Atualmente, a equipe de psicólogos promove um curso para outros 20 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde ampliaram as práticas, começando pela Automassagem Chinesa.