Mogi das Cruzes receberá prêmio de Qualidade de Informações sobre Mortalidade

Secretaria de Saúde

13 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes está entre os municípios paulistas indicados para o Prêmio de Qualidade de Informações sobre Mortalidade no Estado de São Paulo. A Premiação Estadual SIM e Sinasc será entregue no dia 31 de julho, às 8 horas, na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

Os dados analisados pela equipe técnica são referentes aos anos de 2015 e 2016, quando o município registrou, respectivamente, 3.228 e 3.421 óbitos. Mogi das Cruzes faz parte da categoria de municípios que apresentaram mais de 500 declarações de óbitos por ano e será premiada ao lado de outras 13 cidades.

Entre os critérios para concessão da Premiação Estadual SIM e Sinasc estão: oportunidade de notificação no sistema, pontualidade, completude de campos de dados estratégicos e campos de informações, dados qualificados dos óbitos, óbitos infantis, dados da mãe, gestação e parto.

“Essa premiação é resultado de um trabalho de excelência realizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, que mantém o monitoramento constante dos dados solicitados, sempre atualizados em conformidade com os prazos e critérios solicitados pelo Estado. Sabemos que não é uma tarefa fácil, afinal, nossa equipe depende de informações repassadas por outros órgãos e serviços, mas os esforços conjuntos foram reconhecidos”, explica o secretário municipal de Saúde.

O prêmio será concedido aos municípios que apresentaram os bancos de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e Sistema de Nascidos Vivos (Sinasc) com padrões de qualidade definidos e categorizados de acordo com os critérios estabelecidos. O SIM/Sinasc é um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo território nacional. Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para planejamento de ações em diversas áreas de assistência à saúde.