Mogi das Cruzes reforça ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

06 de dezembro de 2019
Alunos da Escola Estadual Francisco de Souza Mello, no Botujuru, resolveram agir na comunidade para combater o Aedes aegypti (foto: Divulgação/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está reforçando as ações e orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Na última semana, o Núcleo de Controle e Prevenção das Arboviroses concluiu um cronograma de vistorias realizadas em todas as escolas públicas (estaduais e municipais) da cidade, visando eliminar e prevenir situações que possibilitem o acúmulo de água parada.

Na Escola Estadual Francisco de Souza Mello, no bairro do Botujuru, além da vistoria, foi realizado um trabalho de conscientização na comunidade. O projeto “Educação e Saúde, Consciência e Atitude: Expandir o Olhar para Expandir o Mundo” envolveu alunos, professores e moradores no combate e eliminação de possíveis criadouros em diversos pontos do bairro.

Com a chegada do verão e do período de chuvas intensas, os cuidados precisam ser redobrados. “Estamos no período propício para as ações preventivas, antes da chegada do calor e das chuvas mais intensas, então novas propostas precisam ser divulgadas e valorizadas porque podem servir de exemplo para outras instituições”, elogia o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

Mogi das Cruzes obedece a todas recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde para o controle das arboviroses, realizando bloqueios, visitas casa a casa, visitas em imóveis especiais e pontos estratégicos, orientações à população, ações de bloqueio e projetos educativos, entre outros. Para o atendimento aos pacientes, são seguidos os protocolos do Ministério e da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo.

A dengue é uma doença aguda febril que pode ser causada por quatro tipos de vírus e é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Neste ano, o município já registrou 103 casos de dengue confirmados e as pessoas não podem descuidar da prevenção ao mosquito Aedes aegypti, evitando qualquer situação que favoreça o acúmulo de água parada.

Confira algumas dicas de prevenção: