Mogi das Cruzes registra dois óbitos por Covid-19 e registra 319 notificações suspeitas

03 de abril de 2020

Mogi das Cruzes recebeu no final da tarde de quinta-feira (02/04) a confirmação do segundo óbito de uma moradora da cidade por Covid-19. A vítima é uma senhora de 77 anos com histórico de doença cardiovascular crônica, que estava internada desde 28 de março no Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal.

Até 18 horas de ontem, o município registrou 319 notificações suspeitas, das quais 32 casos foram confirmados positivamente, 179 descartados (dos quais 93 negativos e 86 sem coleta) e 108 aguardam resultados de exames. Outros dois óbitos suspeitos estão sendo investigados e aguardam resultados de exames.

Para conter a propagação do vírus, a principal recomendação continua sendo o distanciamento social. “É muito importante que todas as pessoas que tem condições permanecem em suas casas. O isolamento tem se mostrado efetivo para conter o avanço dos casos e isso é muito importante para ganharmos tempo para o cuidado necessário aos pacientes”, explica o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.

Nesta semana, a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a construção do Hospital de Campanha na Avenida Cívica, ao lado do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, no Mogilar. No total, serão 3 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 200 leitos de retaguarda, divididos em quatro enfermarias.

A montagem da estrutura deve prosseguir pelos próximos 10 a 15 dias. O Hospital de Campanha dará suporte para o Centro de Referência para Coronavírus instalado no Hospital Municipal e também para todos os hospitais do município, conforme definido pelo Comitê Gestor do Coronavírus.

O novo hospital deverá abrigar pacientes leves, com sintomas iniciais da doença, ou pacientes em recuperação, com alta da UTI - Unidade de Terapia Intensiva, por exemplo. Além das enfermarias, a futura unidade contará com outros espaços como recepção, triagem, área médica, embarque e desembarque de pacientes, vestiários, sanitários e armazenagem de medicamentos e insumos. Haverá infraestrutura para gases medicinais (vácuo, ar comprimido e oxigênio).