Mogi das Cruzes ultrapassa marca de 40 mil empresas e reforça bom momento econômico

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

23 de setembro de 2022

Mogi das Cruzes fechou o mês de agosto com 40.346 empresas ativas no município. A marca é a melhor alcançada neste ano e confirma o bom momento de retomada econômica vivido atualmente pela cidade, com números positivos na criação de novos negócios e na geração de empregos.

Em agosto, a cidade registrou 709 novas inscrições junto ao Cadastro Mobiliário Municipal, o melhor número dos últimos dois anos. Além disso, 42 inscrições que estavam inativas foram restauradas.

“Isso significa mais investimentos na nossa cidade, mais empregos criados, mais desenvolvimento e a economia girando. Esta é uma das bases da administração, o mogiano trabalhando em Mogi. Por isso, temos investido esforços para criar um ambiente favorável para as empresas em nossa cidade e os resultados estão aparecendo”, destacou o prefeito Caio Cunha.

O Setor de Serviços lidera o número de empresas em Mogi das Cruzes, com 23.214 cadastros ativos, o que significa 57,5% do total. Na sequência, vem o Comércio, com 8.628 empresas; a Construção Civil, que reúne 3.223 cadastros; a Indústria, com 2.722 empresas; a Agropecuária, com 2.328 inscrições; e outros setores que, somados, têm 231 cadastros.

Os números também se refletem na geração de empregos no município. Nos sete primeiros meses do ano, Mogi das Cruzes apresentou um saldo positivo de 5.590 vagas, índice 24,25% maior que no ano passado. Os destaques são os setores de Serviços (saldo de 2.815 vagas), da Construção Civil (saldo de 1.316 vagas), Comércio (saldo de 907 vagas) e Indústria (saldo de 562 vagas).

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações voltadas à criação de um ambiente econômico saudável no município, visando o fomento de negócios, a atração de novos investimentos e a capacitação de mão de obra para diversos setores. O trabalho reúne tanto ações voltadas a pequenos empreendedores quanto a grandes empresas.

A administração municipal estreitou o contato com as empresas, entendendo as necessidades dos diversos setores para o planejamento de ações, tanto de capacitação quanto de estrutura. Um exemplo é a nova alça de acesso da rodovia Ayrton Senna para o Distrito Industrial do Taboão. Na última terça-feira (20/09), o Governo do Estado autorizou o início dos estudos para a construção da estrutura, que melhorará a logística das empresas que já estão instaladas na região e para as que têm interesse em se transferir para o município.

Outra iniciativa importante é a capacitação de trabalhadores de acordo com as necessidades do mercado. Nesta quinta-feira (22/09), a primeira turma do curso de soldadores, uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação com o Governo do Estado e a Agência de Fomento Empresarial (AGFE), se formou. Uma nova turma deverá ser iniciada na segunda-feira (26/09).

Também são realizadas diversas ações, em parceria com entidades como o Sebrae-SP, para capacitação de empreendedores em temas como vendas para o poder público, utilização de crédito, inovação, entre outras.

A cidade também ganhou duas unidades do programa Sebrae Aqui, implantadas no Terminal Central e no CIC Jundiapeba, com atendimento presencial voltado a micro e pequenos empreendedores que buscam orientações para alavancar seus negócios. Os empreendedores de Mogi das Cruzes também podem contar com outros serviços disponibilizados pela Prefeitura, como a Sala do Empreendedor, voltada para o atendimento desburocratizado para a abertura de empresas, e o Banco do Povo, que oferece empréstimos voltados à produção e ao investimento na atividade com juros abaixo do mercado. Os Microempreendedores Individuais também contam com ações específicas de apoio, como o Regulariza MEI, voltada à regularização de documentação e situação fiscal.