Mogi promove mutirão oftalmológico com 5 mil consultas e 500 cirurgias

27 de março de 2017

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Santa Casa de Misericórdia lançaram nesta manhã de segunda-feira (27/03) o maior Mutirão Oftalmológico dos últimos anos. De 28 de março a 30 de junho, serão realizadas 5 mil consultas e 500 cirurgias de catarata. O prefeito Marcus Melo, o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, e o provedor Austelino Mattos, acompanhados de demais autoridades, apresentaram detalhes do atendimento.

O Mutirão “Um Novo Olhar” é destinado aos pacientes que já aguardavam pelos procedimentos. Os contatos estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Saúde. “A Oftalmologia é uma das especialidades de maior demanda e conseguir concretizar esse mutirão é mais um importante avanço do SIS – Sistema Integrado de Saúde. É fundamental que os pacientes contatados não faltem às consultas ou exames nas datas e horários agendados”, explicou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A Oftalmologia está entre as especialidades ofertadas pelo Governo do Estado e o mutirão é uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes para garantir atendimento à fila de espera. “Desde o ano passado, em nossas caminhadas e reuniões pela cidade, sempre ouvíamos sobre a espera por uma consulta de Oftalmologia e o esforço da Prefeitura é sempre encontrar caminhos para melhorar a vida das pessoas. Quero agradecer pelo empenho de todos em tornar essa proposta uma realidade e, principalmente, pela união dos serviços de saúde”, afirmou o prefeito.

O Mutirão “Um Novo Olhar” terá investimento total de R$ 458.095,40, repassados por meio de verba MAC – Financiamento do Governo Federal para Alta e Média Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.

Exames

Exames pré-operatórios, como hemograma, glicemia, eletrocardiograma, avaliação cardiológica, e procedimentos oftalmológicos, como fundoscopia, mapeamento de retina e tonometria, estão incluídos no mutirão e estão sendo agendados de acordo com as necessidades de cada paciente. O aposentado Marisvaldo dos Santos, 76 anos, aguardava há três meses pela cirurgia de catarata. “Passei hoje pelo exame de fundo de olho e a cirurgia será marcada”, comemorou ele, que mora na Vila Joia, em Braz Cubas.

O Mutirão “Um Novo Olhar” será realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, no Setor de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia. Os pacientes que aguardam pelas consultas, exames e cirurgias oftalmológicas devem aguardar um contato da Secretaria Municipal de Saúde.