Mogi promove Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista

Secretaria de Assistência Social

10 de setembro de 2019
convite espectro autista.png

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove no próximo dia 18 de setembro, das 8h30 às 17 horas, o Seminário “Desafios e Estratégias para o Transtorno do Espectro Autista”. O evento acontecerá no auditório do prédio II, que fica na rua Francisco Franco, 133, no Centro, e os interessados precisam efetuar inscrições no link: https://bit.ly/2NBZRmZ

O seminário está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, e pelo Instituto Educacional Soares Prado. O público-alvo são profissionais das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde, além da comunidade em geral.

O objetivo do encontro é ampliar o sistema de proteção e cuidados na perspectiva de superação de barreiras que impedem a autonomia e a participação social das pessoas com autismo e seus familiares, conforme preconizado no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Também visa promover a capacitação de profissionais para o atendimento da pessoa com espectro autista na comunidade.

A programação reúne palestras com especialistas na área. No período da manhã, a fonoaudióloga Atalita Azevedo apresentará o tema “Ferramentas comunicativas como propulsoras do processo inclusivo educacional e social.” Já a pedagoga Lídia Souza Pelegrino levará ao evento o depoimento de uma mãe de duas meninas autistas, enquanto a psicóloga Fabíola Passos abordará a palestra “Porque o vínculo é importante: Acolhimento das pessoas com TEA e suas famílias”.

À tarde, outros três temas serão abordados. “Diagnóstico, Sintomas e Medicação”, com o neurologista infantil George Teixeira; “Processo Sensorial no TEA”, com a terapeuta ocupacional Cristina Petreca; e “Modelo de Tratamento – TCC, ABA, Denver, Teacch”, com o psicólogo Damião Silva.