Mogianos podem apresentar sugestões para o Plano Municipal da Mata Atlântica

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

12 de dezembro de 2019

Os mogianos podem apresentar sugestões para o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), que está disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes para ser lido e analisado (clique aqui para ter acesso à página com o material). Apresentado no dia 20 de novembro, na Ilha Marabá, o plano oferece um diagnóstico detalhado da realidade ambiental do município e traz informações que auxiliam a Administração Municipal e planejar e implementar ações práticas na área. Os interessados podem fazer contribuições para o plano até fevereiro do ano que vem. Uma reunião do Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comoma) analisará todas as sugestões e fará a votação do documento.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que o plano é um instrumento legal que direciona a ação dos municípios na conservação e recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica, previsto pelo artigo 38 da Lei da Mata Atlântica (11.428/06). “O evento de lançamento, na Ilha Marabá, foi um sucesso e recebeu um ótimo público, com estudantes, professores, ambientalistas e autoridades. Agora estamos recebendo sugestões para aprimorar o documento”, explicou. A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) foi parceira na elaboração do estudo, que traz números, gráficos e imagens da realidade ambiental.

A apresentação do plano ocorreu durante uma reunião ordinária do Comoma e mostrou um diagnóstico amplo e bem elaborado sobre a realidade ambiental de Mogi das Cruzes, com uma série de dados inéditos para o trabalho de gestão na área. Entre outras contribuições, o estudo desenvolveu um Mapa de Calor do município, segundo a cobertura arbórea da cidade. Regiões com mais árvores possuem temperaturas menores, enquanto áreas com menos árvores são mais quentes. A temperatura pode variar em até 14 graus, de acordo com a realidade.

De acordo com Lima, as informações já têm auxiliado a Prefeitura a realizar ações de plantio de árvores, priorizando as regiões com menor cobertura verde. “O Parque da Cidade, por exemplo, já aparece como um ponto verde (mais frio) na mancha urbana da cidade. Isso é resultado da arborização na região”, explicou, lembrando que o parque chega a ter 6 graus a menos do que seu entorno. (Marco Aurélio Sobreiro)