Mogianos podem dar sugestões para o anteprojeto do novo Plano Diretor

Secretaria de Urbanismo

29 de abril de 2019
Secretário Claudio de Faria Rodrigues participou de reuniões com moradores de diversos bairros, como por exemplo em Taiaçupeba (Foto: Divulgação/PMMC)

A partir desta segunda-feira, dia 29 de abril, e pelos próximos 45 dias, a Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibiliza em seu site a minuta do anteprojeto de lei do Plano Diretor para que a população faça consultas e dê sugestões (clique aqui para ter acesso ao material). Há uma página inteira com todas as informações sobre o processo de revisão do Plano Diretor no site da Administração Municipal.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explica que a última atualização do Plano Diretor ocorreu em 2006, mas de lá para cá a cidade e o mundo passaram por mudanças significativas.

“A cidade vive um processo dinâmico de transformação e o Plano Diretor deve ser um instrumento atualizado, que estimule e promova o desenvolvimento econômico e social de Mogi das Cruzes”, explica.

Desde 2017, foram realizados mais de 50 reuniões com a população, em diversos bairros. Também aconteceram reuníões com associações e entidades, sempre levando informações sobre o processo e ouvindo a população, completa o secretário.

Ele lembra que o processo de construção do Plano Diretor é marcado pela transparência e participação popular. Após o período de 45 dias para consulta pública, os próximos passos do trabalho serão a deliberação da minuta pelo Conselho Municipal da Cidade (ConCidade) e, em seguida, o encaminhamento do projeto de lei complementar à Câmara de Mogi das Cruzes.

Ainda que esteja na reta final, o processo de revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes já rendeu à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo a premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Especial 75 Anos, concedido no ano passado, na categoria “Urbanismo/Planejamento Urbano”.

O reconhecimento ocorreu graças a pontos como o caráter participativo do processo, que contou com reuniões realizadas nos bairros, oficinas devolutivas e reuniões técnicas, entre outras iniciativas de inclusão popular. (Marco Aurélio Sobreiro)