Moradores da região do Santa Tereza podem participar de oficina sobre o Plano Diretor, nesta quinta

Secretaria de Urbanismo

03 de janeiro de 2018
Secretário Claudio Rodrigues durante uma das duas oficinas realizadas no Taboão, que aconteceu na Associação Cultural e Agrícola do Itapety (Foto: Divulgação)

Será realizada nesta quinta-feira, dia 4 de janeiro, a partir das 18h30, a primeira oficina do ano dentro do processo de revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes. A reunião acontecerá na Igreja Evangélica Pentecostal 'A Fé Remove Montanhas' (rua Francisco Martinez Casanova, 353) e é voltada aos moradores dos bairros Jardim Santa Tereza, Conjunto do Bosque, Jardim Esperança, Parque Olímpico, Mirage, Vila Cntra, Jardim Aeroporto 2, Jardim Layr, Vila Paulista. Técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo conduzirão os trabalhos e explicarão a importância do Plano Diretor para o futuro da cidade. Todos os moradores estão convidados a participar e a apresentar sugestões, que serão reunidas e incorporadas ao processo.

Os primeiras oficinas deste ano acontecerão até o dia 18 de janeiro, nos bairros, em entidades e associações de fácil localização, sempre a partir das 18h30, horário em que a maioria das pessoas está retornando do trabalho. O objetivo é atrair o maior número possível de pessoas, uma vez que as oficinas são abertas à população e têm como objetivo discutir o futuro da cidade de forma democrática e participativa.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, acompanha todo o processo e lembra que o trabalho será de longo prazo, estendendo-se ao longo de 2018. Ele terá o apoio de ações já realizadas na cidade, como o Participa + Mogi – um conjunto de reuniões realizadas nos bairros em que a população é ouvida sobre demandas e propostas para melhorar o município. Mas Rodrigues enfatiza que as oficinas são fundamentais para o processo.

Elas dão continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor, que começou no dia 13 de novembro, com um evento no Theatro Vasques no qual foram apresentados detalhes do trabalho. O Estatuto das Cidades determina, em seu artigo 40, que a lei que institui o Plano Diretor seja revista pelo menos a cada dez anos, com o objetivo de guiar o desenvolvimento do município.

Desde então, foram realizadas reuniões técnicas com servidores municipais, além duas oficinas no Taboão, ambas no dia 12 de dezembro. Elas reuniram bom público e foram marcadas pelo debate participativo sobre o futuro da região. A primeira reunião ocorreu na empresa Ecus Injeção, com a presença de representantes da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab). Já a segunda aconteceu na sede da Associação Cultural e Agrícola do Itapety e foi voltada para a população e lideranças da área. (Marco Aurélio Sobreiro)

OFICINA 1

OFICINA 2