Moradores de Varinhas participam do Projeto “A Cidade é Aqui”

Gabinete

20 de setembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A edição do Projeto “A Cidade é Aqui”, realizada nesta quarta-feira (19/09) à noite, em Varinhas, proporcionou aos moradores de Varinhas, Parque São Martinho e Jardim Nove de Julho a oportunidade de conversar com o prefeito Marcus Melo e com os secretários municipais, que estiveram no Ceic Solzinho Feliz (Apolônia Pessoa de Oliveira). Os representantes da Administração Municipal apresentaram as ações realizadas na região e ouviram demandas da população.

Melo falou sobre as ações da Prefeitura realizadas na região e apresentou um vídeo com ações da Administração Municipal. Em seguida, ouviu as manifestações dos moradores, que citaram melhorias necessárias nas áreas de transporte público, segurança viária e pavimentação, entre outras. O prefeito encaminhou as demandas aos secretários: “Nosso objetivo é realizar uma gestão transparente e democrática, ouvindo a população, e é isso que estamos fazendo por meio do Projeto 'A Cidade é Aqui'”, comentou. Já houve reuniões do programa no Rodeio, Jundiapeba, Taiaçupeba, Quatinga, Cezar de Souza, Sabaúna e Jardim Santa Tereza.

Na educação, os bairros de Varinhas, Jardim Nove de Julho e Parque São Martinho possuem três escolas municipais e três creches, com 754 alunos matriculados em período integral. Nos últimos anos, a região recebeu duas novas creches e duas escolas municipais passaram a atender alunos em período integral. Além das atividades oferecidas, a EM Profª Wanda de Almeida Trandafilov participa do projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola” e a EM Prof. Sérgio Hugo Pinheiro é destaque na Ginástica Artística.

Na área de segurança, o monitoramento e a manutenção das estradas rurais da região acontecem por meio do projeto Novos Caminhos, ferramenta inovadora da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que atende os mais de 700 quilômetros de estradas vicinais do município. Produtores rurais e a comunidade local são beneficiados com o acesso mais fácil a serviços de saúde e transporte, além de um melhor escoamento da produção rural.

A segurança ganhou um reforço com a Patrulha Rural, implantada pela Prefeitura. Com o serviço, equipes da Guarda Municipal fazem o patrulhamento das estradas rurais, aumentando a segurança dos moradores e produtores, além de atuar no apoio à fiscalização sobre áreas de proteção ambiental e de mananciais.

Saúde

O Jardim Nove de Julho conta com uma unidade do Programa Saúde da Família, localizado na rua Georgina Soares de Souza, esquina com a Hugo Torres. Inaugurado em 2011, o posto oferece atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além das visitas domiciliares que aproximam a comunidade das ações de saúde. O principal objetivo é prevenir a ocorrência de doenças, por meio de um contato próximo e contínuo entre os profissionais de saúde e a população, além de garantir os tratamentos e encaminhados adequados para cada caso.

A Academia da Terceira Idade do Jardim Nove de Julho oferece aulas gratuitas para os moradores às segundas e quintas-feiras, das 7 às 9 horas. As inscrições podem ser feitas no horário da aula. A ATI fica na rua Georgina Soares de Souza. O Parque das Varinhas será beneficiado pelo projeto Bola na Rede, que implanta campos de futebol em diversos bairros da cidade. A estrutura ficará na avenida Ricieri Bertaiolli Júnior com a rua Maria de Paula Valezini e tem previsão de entrega para o início de 2020.

Saneamento

O Jardim Nove de Julho, o Parque São Martinho e o Parque Varinhas serão contemplados com investimentos em coleta e tratamento de esgoto no distrito. Os bairros estão incluídos no projeto de sistemas de esgotamento sanitário em núcleos isolados, que está em fase inicial de elaboração. Nesta etapa, estão sendo feitos os projetos para, posteriormente, o Semae buscar recursos para as obras.

Alem disso, o Semae ampliará o fornecimento de água para a população do Parque São Martinho e Jardim Nove de Julho com a perfuração de mais dois poços artesianos, o que beneficiará os 2.700 moradores (1.500 no Nove de Julho e 1.200 no São Martinho). A perfuração e os testes de vazão já foram concluídos. Atualmente, a autarquia finaliza a parte civil da obra, que é o cercamento e construção da Casa de Química para tratamento da água. (Marco Aurélio Sobreiro)