Mortes por acidentes de trânsito em vias municipais caem 21% em 2019

Secretaria de Mobilidade Urbana

20 de janeiro de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

O número de mortes em acidentes de trânsito em vias municipais caiu 21% em 2019 no município de Mogi das Cruzes. De acordo com os dados do sistema Infosiga, do Governo do Estado, divulgados nesta segunda-feira (20/01), foram 34 mortes durante o ano passado em ruas, avenidas e estradas municipais, contra 43 óbitos registrados em 2018. Se forem consideradas todas as vias no território da cidade, a queda foi de 4,8%.

Os dados do mês de dezembro apontam que foram registrados seis mortes em acidentes de trânsito em Mogi das Cruzes, um número 25% menor que o registrado no mesmo mês de 2018, quando aconteceram oito óbitos. Foram três vítimas em vias municipais e outras três em vias estaduais. Nos dois casos, também houve queda de 25% no comparativo.

“A Prefeitura vem realizando um trabalho intensivo e integrado que busca a diminuição no número de acidentes e a melhoria da segurança viária nas vias municipais. Ele compreende ações de sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito e também tem a participação do Comitê Municipal de Segurança Viária. A queda no número de mortes é um dado importante porque representa vidas que são salvas”, destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O secretário lembrou que algumas mudanças de comportamento nos motoristas mogianos já começam a ser notadas pela cidade. “Uma das situações que observamos é um maior respeito à faixa de pedestres, o que colabora para a segurança de quem anda a pé”, completou.

Uma análise feita pela Secretaria Municipal de Transportes aponta que o excesso de velocidade é o principal fator para os acidentes fatais no município. Também aparecem como fatores, as condições dos veículos, como pneus carecas, comportamento imprudente e embriaguez ao volante. Entre os pedestres, o principal fator de risco é a travessia fora das faixas de segurança.

“Qualquer ação para a melhoria da segurança viária somente terá eficácia se contar com a colaboração de motoristas, motociclistas e pedestres, que devem respeitar a sinalização de trânsito, não exceder o limite de velocidade e adotar comportamentos básicos de segurança, como não ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir, não utilizar o telefone celular e dirigir apenas quando estiver apto, legal e fisicamente”, reforçou José Luiz.

Comparativo

O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito nas vias municipais de Mogi das Cruzes vem caindo nos últimos anos, de acordo com os dados do Infosiga. Em 2016, foram 48 mortes e, desde então, os números vêm caindo constantemente nos anos seguintes: 47 em 2017, 43 em 2018 e 34 em 2019. Em termos percentuais, a diminuição de mortes entre 2016 e 2019 é de 29%.

Se consideradas todas as vias – municipais e estaduais –, o movimento de queda também acontece e vem desde 2015, quando foram registradas 74 mortes. Assim, os 64 óbitos deste ano representam uma diminuição de 13,5%.

Toda esta queda ocorre mesmo com um aumento sistemático na frota de veículos da cidade. Entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019, houve uma ampliação de veículos registrados na cidade de 4,15%. A frota passou de 258.249 veículos para 269.657 veículos. (Luiz Maritan)