No Dia da Árvore, alunos plantam 200 mudas no Parque Leon Feffer

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

21 de setembro de 2018

Comemorado nesta sexta-feira, dia 21 de setembro, o Dia da Árvore teve o plantio de 200 espécies nativas da Mata Atlântica no Parque Leon Feffer, em evento promovido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. A ação contou com a participação de mais de 60 alunos da Escola Municipal Geralda Ferraz de Campos, localizada na Volta Fria. O engenheiro agrônomo Wilson Neto, da Secretaria do Verde, selecionou diversas espécies e orientou os jovens e os funcionários sobre o plantio e os cuidados necessários:

“São espécies nativas, na grande maioria frutíferas, que ficarão no entorno do lago, dentro do Parque Leon Feffer, e poderão ser visitadas por qualquer pessoa”, explicou. Antes do início do plantio, as crianças foram reunidas e receberam explicações técnicas sobre a importância da iniciativa. O diretor André Miragaia fez uma demonstração com o “Simulador de Erosão”, equipamento que mostra o comportamento do solo com e sem vegetação no momento que caem as chuvas:

“Com esse simulador é possível mostrar claramente a importância da vegetação e das florestas na produção de água limpa, ao mesmo tempo em que comparamos com o assoreamento causado quando temos um solo sem cobertura vegetal. Os alunos perceberam que a água que abastece nossos rios pode ter melhor qualidade quando plantamos e protegemos as florestas e a mata ciliar”, comentou.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, reforçou a importância da participação dos jovens nos plantios: “Ter a presença das crianças em cada plantio é uma forma de estimular o sentimento de pertencimento desses jovens cidadãos mogianos, no futuro eles poderão acompanhar o crescimento dessas árvores e se orgulhar por ter contribuído com o verde e com a arborização da cidade”, salientou.

As atividades da Semana da Primavera tiveram início na quinta-feira, dia 20, com palestras e plantios de mudas frutíferas na Universidade Braz Cubas, e prosseguem neste sábado, dia 22, na Praça do Rosário, com o Programa de Doação de Mudas “Plantadores de Sombra”, que terá início às 10 horas. No domingo, dia 23, o Parque Municipal Chiquinho Veríssimo receberá uma visita agendada, das 9h às 13h.

Programação - Semana da Primavera

Doação de Mudas “Plantadores de Sombra”
Data: Sábado, 22 de setembro
Local: Praça do Rosário