Nova comitiva do Sesc vem à cidade e aprova a área do Centro Esportivo do Socorro

23 de junho de 2017

Mogi das Cruzes recebeu nesta sexta-feira (23/06) a visita de mais uma comitiva do Sesc São Paulo. A equipe, liderada pelo superintendente técnico e responsável pela programação das unidades, Joel Padula, fez uma visita à área do Centro Esportivo do Socorro e depois foi recepcionada pelo prefeito, Marcus Melo, em seu gabinete. O encontro serviu para reiterar o interesse das duas partes em torno do mesmo objetivo e também representa mais uma etapa nos trâmites para trazer uma unidade ao município.

“Estamos aqui com um objetivo comum e estamos no caminho certo. Reforço a todos que a Prefeitura está a total disposição do Sesc no que for necessário para podermos dar este presente à Mogi das Cruzes”, destacou o prefeito Marcus Melo, que aproveitou a oportunidade também para convidar a equipe técnica a inserir alguma ação do Sesc na programação de aniversário da cidade deste ano.

Após a visita à área, que foi conduzida pelo secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, Padula declarou que o local “superou as suas expectativas”. “Tive a melhor das impressões tanto da cidade, que é limpa e estruturada, como da área, que é totalmente adequada às atividades desenvolvidas pelo Sesc”, pontuou.

Para que o processo siga, o superintendente técnico afirmou que no mês de julho uma nova equipe, dessa fez formada por conselheiros do Sesc, virá à cidade e também visitará a área. A partir do que constatar, esse grupo elabora um relatório, que será levado à apreciação e aprovação durante a reunião mensal da diretoria do Sesc. O corpo de conselheiros, como detalhou Padula, é formado por presidentes de sindicatos da cidade de São Paulo e também do interior.

Caso o relatório seja aprovado, já poderá ter início a parte mais prática de planejamento do que será feito em Mogi das Cruzes e também será possível definir por meio de qual instrumento jurídico a área será doada à instituição. Paralelamente, o município está providenciando a regularização documental da área, o que também é uma das etapas para viabilizar todo o processo.

A ideia, como já havia sido anunciado pelo diretor do Sesc de São Paulo, Danilo Miranda, durante a visita à cidade no dia 12 de maio, é instalar a princípio uma unidade provisória em Mogi, enquanto o projeto para uma unidade fixa é elaborado e também, mais a frente, enquanto as obras estiverem em andamento. Essa unidade provisória não acarreta em mudanças estruturais na área e já permite um início da oferta dos serviços e atividades do Sesc.

Sartori falou à equipe, que ainda não conhecida a área e a cidade, todas as características do centro esportivo, das imediações e da cidade como um todo. Afirmou também que está planejando a organização de novas comitivas, compostas por conselheiros municipais, veículos de comunicação e a população de Mogi como um todo, para novas visitas a unidades Sesc, com o objetivo de que todos tenham a compreensão do que um Sesc desenvolve e, por consequencia, da importância da vinda de um equipamento nesses moldes à cidade.

Além de Joel Padula, a equipe técnica que esteve na cidade era formada por representantes de segmentos como atividades físicas e esportivas, artes visuais, saúde, sustentabilidade, ações culturais e seminários. Todos acenaram positivamente quanto a possibilidade de iniciar em breve atividades do Sesc na área do Centro Esportivo do Socorro. (Lívia de Sá)