Novo convênio entre a Prefeitura e a Apae garante atendimento inédito em Mogi das Cruzes

Secretaria de Saúde

11 de outubro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo assinou, na tarde desta quarta-feira (11/10), um novo convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes para a disponibilização de um serviço inédito na região. A entidade passará a oferecer a estimulação precoce e inclusão social de crianças de 0 a 3 anos com deficiências, síndromes genéticas, paralisia cerebral e microcefalia.

O serviço é importante para o desenvolvimento dos pacientes, antes da inserção das crianças na educação. O novo convênio prevê o repasse de R$ 6,4 mil mensais, para o atendimento de até 20 pacientes e 93 atendimentos por mês.

“É um trabalho de fundamental importância para este público porque com três anos, quando os pacientes são inseridos na escola especial, estarão com um desenvolvimento muito mais avançado do que aqueles que não passam pelo serviço”, explicou o presidente da Apae de Mogi das Cruzes, João Montes, que esteve na Prefeitura acompanhado de representantes da diretoria da entidade.

O novo serviço compreende atendimento fisioterápico, médico especialista, fonoaudiólogas, psicologia e terapeuta ocupacional. O valor destinado pelo novo convênio será utilizado na contratação de dois médicos que atuação no serviço

“É um apoio que a Prefeitura está oferecendo a um projeto novo que, com certeza, trará muitos benefícios a estes pacientes e à população de Mogi das Cruzes. A Apae é uma entidade que tem o respeito de toda a sociedade pelo trabalho que realiza há 48 anos em nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcus Melo.

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, lembrou da importância de Mogi das Cruzes realizar este trabalho pioneiro na região com núcleos especializados. “É um exemplo de trabalho, que chamará a atenção dos outros municípios. Principalmente nos casos de microcefalia causados por zika vírus, cujas limitações ainda não são totalmente conhecidas”, afirmou.

Apoio

Além do convênio assinado nesta quarta-feira, a Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém outros apoios ao funcionamento da Apae na cidade, totalizando R$ 4,4 milhões ao ano em convênios com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Ainda na área da saúde, um convênio garante a realização de investigação auditiva dos projetos “Aconchego”, “Rede Escolar” e “Saúde do Idoso”. O atendimento é realizado com ações específicas, de acordo com a idade do paciente.

Já com relação à educação, é garantido o repasse para atendimento de 480 alunos, como parte da rede de atendimento de educação especial/inclusiva do município. No caso da Secretaria Municipal de Assistência Social, a destinação é feita por meio de convênio estadual para atendimento a pessoas entre 18 e 59 anos. (Luiz Maritan)