Novo material didático para educação infantil atenderá mais de 13 mil alunos na cidade

27 de abril de 2018

A alegria dos alunos de educação infantil da Escola Municipal Carlos Alberto Lopes, no Mogilar, marcou o lançamento do novo material didático da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, o IBA – Interagir, Brincar & Aprender. O prefeito Marcus Melo apresentou o material na manhã desta sexta-feira (27/04) na unidade escolar. Serão atendidos 13.717 alunos de 3 a 5 anos de 164 creches e escolas municipais da cidade. Elaborado por profissionais da rede municipal, o material poderá ser compartilhado com outras prefeituras.

“O Iba será uma base de ensino da educação infantil de toda a rede municipal, creches e escolas de toda a cidade irão oferecer o mesmo ensino de qualidade. Foi criado por profissionais da nossa rede municipal de ensino, que dedicaram seu tempo e conhecimento para produzir um material diferenciado e de qualidade”, disse o prefeito Marcus Melo. O material atenderá 669 professores e será distribuído nas escolas.

Os alunos das turmas de Infantil III e IV das professoras Silmara Garcia Morais e Rosilene de Almeida Ribeiro EM Carlos Alberto Lopes fizeram a uma apresentação animada com músicas e movimento, baseadas na concepção do IBA. Para a equipe da escola, o Iba já nasceu aceito e bem quisto. “O IBA é o material didático que vai dar forma e personalidade à Educação Infantil mogiana”.

A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou que o material não são apostilas, mas sim uma base para o trabalho do professor em sala de aula. “O Iba é um fio condutor, um norte para a que a educação infantil tenha um direcionamento em toda a cidade. Não é uma apostila, é um norteador do trabalho pedagógico do professor, que possibilita intervenções pedagógicas propostas pelos educadores”, explicou.

O vice-prefeito Juliano Abe destacou a qualidade do novo material pedagógico.“Estamos quebrando paradigmas na escola pública com este material, oferecendo a mesma qualidade ou até mais que as escolas particulares. Os jovens e as crianças são o presente da nossa cidade e são nossa maior obra”, disse. O Iba está organizado por meio das interações e brincadeiras e tem como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEIS e a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

O material foi elaborado por Andréa Cristina Mendes Geraldo Garcia, Bruna Rocha de Siqueira, Bruna Rodrigues Pereira, Crislane Marques Lima Lago, Débora Batista Laranjeira, Fernanda Ubaldo Milani Urbano, Heliana Pereira Pimentel Fernandes, Luciana Rosa Fernandes Abib, Maria Angélica Jesus de Mello Macedo, Marta Keiko Kaku, Mitch Rodrigo Prado de Almeida, Nádia Espindola Fernandes. Contou com a colaboração de Angélica Lucas Bezerra e o projeto gráfico foi de Alexandre Roberto Rodrigues.

Próximos passos

O prefeito destacou ainda que o material deverá ser compartilhado com outras cidades. “Mogi tem sido grande referência em setores como a educação e a saúde e temos que compartilhar o que temos de melhor. O Iba será disponibilizado para qualquer cidade do Estado de São Paulo e do Brasil que queria utilizar o material. Apresentamos o material no congresso no Smart Cities em São Paulo e cinco prefeituras já se mostraram interessadas”, disse.

O próximo passo do material será a integração com a tecnologia. “É um material que está em permanente construção e os próximos volumes deverão ter atividades que integrem este trabalho com a tecnologia, por meio dos tablets que entregamos recentemente”, explicou a secretária de Educação. No início deste mês, foram entregues 1,2 mil novos equipamentos de informática para as escolas municipais. (Kelli Correa Brito)