Novos membros tomam posse no Conselho Municipal de Turismo para a gestão 2020/2022

27 de fevereiro de 2020

Os novos membros do Conselho Municipal de Turismo tomaram posse nesta quinta-feira (27/02), no gabinete, para a gestão 2020-2022. Formado por 44 membros, sendo 12 representantes do poder público e 32 representantes da sociedade, por meio de entidades, associações e sindicatos, o conselho tem a atribuição de deliberar sobre todas as questões que envolvem o desenvolvimento turístico da cidade. O prefeito Marcus Melo empossou a nova formação do conselho e destacou a importância da área para Mogi das Cruzes.

“O turismo é um novo eixo de desenvolvimento econômico. A Prefeitura tem feito a lição de casa, oferecendo eventos e procurando tornar a cidade cada vez mais atraente. E o apoio do Conselho de Turismo é fundamental nesse sentido, pois temos todas as condições de atrair pessoas para cá, como por exemplo os paulistanos, que estão a uma hora daqui e muitos querem aproveitar um final de semana em meio à natureza ou em eventos atraentes. Se forem bem recebidos, certamente falarão bem de Mogi das Cruzes e mais pessoas virão para cá”, disse Melo, ao lado do vice-prefeito Juliano Abe e do secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

Várias conquistas na área impulsionam o turismo mogiano. O município está prestes a inaugurar em 2020 um novo ponto turistico, o Mirante do Pico do Urubu. As obras estão praticamente concluídas. Restam detalhes de pintura e acabamento na área de estacionamento. O projeto de implantação de infraestrutura no Pico do Urubu foi elaborado com o objetivo de fomentar o turismo naquela região, sempre respeitando-se a legislação ambiental e com o planejamento de estimular o lazer de forma sustentável.

Além disso, Mogi das Cruzes é reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT), conquista que não teria sido alcançada se a cidade não possuísse um conselho de turismo ativo. Um dos pontos positivos de 2019 foi a aprovação do Plano Municipal de Cultura. O documento serve como um norteador da gestão cultural de Mogi das Cruzes pelos próximos 10 anos. Ele foi apresentado com mais detalhes e debatido entre diversos segmentos durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em dezembro.

Outro destaque foram os editais do Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (PROFAC), que viabilizaram a realização de mostras, festivais, circulações artísticas e também proveram apoio financeiro a territórios culturais, fomentando as atividade em espaços independentes de cultura. Foram, ao todo, 27 projetos fomentados em 2019, com recursos de R$ 425 mil.

Participaram da posse do Conselho Municipal de Turismo nesta quinta-feira (27/02) o chefe de gabinete e ouvidor-geral, Romildo Campello, e os secretários Clóvis da Silva Hatiw Lú Júnior (Finanças), Marco Soares (Governo), além do vereador Pedro Komura. (Marco Aurélio Sobreiro)

Nova composição do Conselho Municipal de Turismo

a) Associação Amigos da Rota da Luz

1) Titular: Roberto Gonçalves Brito;

2) Suplente: Ubiratã Nunes Pereira;

b) Associação Comercial de Mogi das Cruzes:

1) Titular: Henrique Fernandes da Costa

2) Suplente: Jamal Husein Arman

c) Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê - SINCOMÉRCIO

1) Titular: Fernando Vieira de Lima

2) Suplente: Valterli Martinez