Núcleo de Avaliação Física será inaugurado na manhã deste sábado

Secretaria de Esportes e Lazer

17 de maio de 2019
NAF oferecerá avaliação física gratuita aos mogianos e apresentará a atividade física mais adequada para ser praticada, de acordo com as características físicas (Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura neste sábado (18/05), às 10 horas, o Núcleo de Avaliação Física (NAF). O equipamento busca incentivar a prática de exercícios físicos, a partir de uma orientação precisa sobre as modalidades a maneiras mais adequadas de praticá-las para cada pessoa.

O local oferece uma avaliação física completa, que compreende anamnese, aferição de pressão arterial, medição de frequência cardíaca, avaliação da composição corporal, avaliação postural e de flexibilidade, sênior fitness test (aptidão física de idosos), avaliação multifuncional, testes neuromotores, teste de potência muscular e teste submáximo de esforço.

“O NAF vem sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de inserir a prática do exercício físico na nossa rotina diária. Ele oferece uma avaliação física completa e tem relação direta com saúde pública e com políticas de incentivo à qualidade de vida, pois quem se exercita adoece menos”, destacou o prefeito Marcus Melo.

Todos os testes aplicados seguem as diretrizes internacionais do Colégio Americano de Medicina do Esporte e são acompanhados por professores de Educação Física especializados em avaliações físicas, contando em seu quadro com doutorandos, mestres e especialistas.

O objetivo é que a pessoa saia do NAF com um direcionamento do tipo de atividade que ela pode e deve praticar, de acordo com seu condicionamento físico. A partir disso, ela pode procurar um equipamento esportivo da Prefeitura que ofereça a modalidade e estrutura adequados, ou qualquer outro lugar de sua escolha.

Os agendamentos podem ser feitos presencialmente ou pelo telefone 4798-6346. A partir de junho, também será possível fazer agendamento pela internet. A estrutura terá capacidade inicial para atender entre 200 e 250 pessoas por mês, mas a expectativa é que esse número chegue a 800 pessoas/mês. O investimento foi de R$ 150 mil, entre a reforma da sala, móveis, equipamentos e insumos.

O NAF funcionará na estrutura do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, que fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560, no Mogilar. Os serviços prestados são totalmente gratuitos e abertos a todos os cidadãos. O núcleo vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e, no sábado, das 7h às 12h.

O NAF fica junto ao Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos. O endereço é rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar. (Luiz Maritan)