Obras do Semae para modernização do abastecimento são concluídas em mais 2 bairros

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

21 de julho de 2021

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) finalizou as obras para redução de perdas e modernização da distribuição de água no Jardim Bela Vista e Jardim São Pedro, ambos no distrito de Cezar de Souza. Nesses loteamentos, a autarquia instalou válvulas e equipamentos para controle de pressão e vazão; interligou novas redes de abastecimento; dividiu zonas de pressão, o que facilita a distribuição de água e fez testes de estanqueidade e telemetria (comunicação sem fio) de dados para o Centro de Controle Operacional do Semae.

A autarquia também detectou vazamentos não-visíveis e localizou (com o uso de equipamento de detecção de massa metálica) válvulas de manobra que estavam enterradas e foram reintegradas ao sistema, entre outras ações. As intervenções incluíram o uso de um software de modelagem hidráulica para simular a operação do sistema de distribuição de água – programa que possibilita estudar e prever soluções para eventuais problemas na rede.

Esses investimentos integram a setorização do abastecimento da região leste da cidade, que é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água e o gerenciamento de pressão, agilizar manutenções e diminuir perdas.

Com distritos de medição menores fica mais fácil identificar vazamentos para direcionamento mais rápido das equipes de manutenção. Além disso, com mais controladores de pressão, é possível manter o abastecimento com menos riscos de rompimentos nas tubulações.

Os bairros beneficiados pela setorização leste são os atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Socorro, e vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety, ao longo da margem direita do rio Tietê. O investimento total previsto é de R$ 10 milhões, incluindo os materiais.

Atualmente, os serviços estão em andamento em outras regiões de Cezar de Souza, Jardim Maricá e avenida Lothar Waldemar Hoehne (Via Perimetral), onde está em implantação uma nova tubulação entre a Ponte Grande e o Jardim Maricá – uma obra importante para aumentar a disponibilidade de água e controle da pressão para aquela região da cidade, que inclui bairros como Bella Cittá, Jardim Aracy, Itapety e Vila Oroxó.

Serviços executados:

Jardim Bela Vista: simulação de operação do sistema de distribuição de água com utilização de software de modelagem hidráulica, instalação de válvulas de manobra, interligação de redes de abastecimento, instalação de equipamentos para controle de vazão, testes de estanqueidade, telemetria de dados para o Centro de Controle Operacional do Semae, georreferenciamento dos pontos de manobra e varredura com equipamento de geofonamento para detecção de vazamentos não-visíveis.

Jardim São Pedro: simulação de operação do sistema de distribuição de água com utilização de software de modelagem hidráulica, detecção de válvulas de manobra enterradas com utilização de equipamento de detecção de massa metálica, instalação de válvulas de manobra, implantação de hidrante, interligação de redes de abastecimento, divisão em zonas de pressão, instalação de equipamentos para controle de pressão e vazão, testes de estanqueidade, telemetria de dados para o Centro de Controle Operacional do Semae, georreferenciamento dos pontos de manobra e varredura com equipamento de geofonamento para detecção de vazamentos não visíveis.