Outubro da Educação terá ação de valorização aos professores do sistema municipal de ensino

11 de outubro de 2017
Secretaria de Educação divulgará na próxima quinta-feira (19/10) o prêmio "Mogi: Educador por Excelência", que visa valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido nas escolas e creches do sistema . . .

A Secretaria Municipal de Educação destaca uma série de ações para a próxima semana referente ao calendário do Outubro da Educação. A valorização dos professores, que terão seu dia comemorado neste domingo, dia 15 de outubro, também está em pauta na programação. Na próxima quinta-feira (19/10) será lançado o prêmio “Mogi: Educador por Excelência”, que visa reconhecer e valorizar as experiências pedagógicas e inovadoras nas escolas e creches do sistema municipal de ensino.

“É uma grande satisfação podermos festejar não só o Dia do Professor, mas este mês que dedicamos à Educação com esta novidade. O objetivo é reconhecer e valorizar o trabalho dos professores e gestores, que são os responsáveis pela qualidade da educação oferecida às nossas crianças”, destacou o prefeito Marcus Melo. O regulamento será divulgado no dia 19 de outubro.

O sistema municipal de ensino conta com 1.481 servidores do Quadro do Magistério nas escolas municipais, sendo professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, diretores, vice-diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos, e mais 316 professores e coordenadores pedagógicos que atuam nas creches. A Secretaria de Educação é responsável pelo atendimento de 45.838 alunos da cidade, sendo 21.638 em período integral.

Nosso desafio é aprimorar o trabalho de qualidade que já é feito nas escolas. Com o prêmio vamos reconhecer as iniciativas que tem gerado resultados nas escolas e por vezes, ficam entre os muros das unidades escolares. Temos excelentes professores e gestores no sistema e queremos apresentar este trabalho para todos”, disse Juliana Guedes, secretária municipal de Educação.

Neste ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes ampliou o número de alunos avaliados pela APRENDI – Avaliação Municipal das Aprendizagens, que tem como objetivo fornecer subsídios para o professor em sala de aula. Neste ano, a avaliação passou a ser aplicada do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As escolas que mais se destacaram no primeiro semestre receberam menção honrosa. No dia 27 de outubro, serão homenageados os alunos que mais se destacarem receberão menção honrosa.

Outra novidade no trabalho em sala de aula foi a adoção do Programa Ler e Escrever, uma parceria com o Governo Estadual, como material padrão para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico, oferece formação e acompanhamento do uso do material nas escolas. (Kelli Correa Brito)

Veja a programação do Outubro da Educação.