PAC Braz Cubas é aprovado, mas usuários pedem melhorias na conservação

Secretaria de Gestão Pública

23 de fevereiro de 2017

Pesquisa realizada pela Ouvidoria Móvel de Mogi das Cruzes revela que 94,5% dos usuários aprovam o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Braz Cubas. O levantamento foi realizado dos dias 6 a 10 de fevereiro. De 162 pessoas ouvidas, 85 (52,5%) avaliaram o serviço como ótimo e 68 (42%) o consideraram bom. Por outro lado, a maioria apontou a necessidade de melhorias na limpeza e conservação, o que será providenciado pela Prefeitura.

As mulheres foram a maioria dentre as pessoas consultadas: 65%. Moradores de 36 bairros responderam à pesquisa, a maior parte do próprio distrito, como Jardim Aeroporto (13%), Jardim Universo (12%) e Braz Cubas (bairro, 12%).

Quando questionados se faltava algum serviço na unidade, os usuários foram quase unânimes: 99% disseram que não falta. No PAC Braz Cubas, o cidadão pode obter segunda via de IPTU e ISS e atendimentos do Semae e Procon. Os serviços mais procurados durante o período da pesquisa foram do Semae (59%) e IPTU (34%).

Especificamente sobre a autarquia, o que os moradores mais solicitam são a emissão de segunda via de conta (55%), religação (8%) e revisão de conta (6%).

Em relação ao tempo para resolver a solicitação, o resultado também foi expressivo: 84% tiveram atendimento imediato e os outros 16% esperaram até 30 minutos. O atendimento prestado foi aprovado por 87% dos usuários: 7% avaliaram como ótimo e 80% consideraram bom.

Quanto à solução, 93% afirmaram que a solicitação foi atendida, índice próximo dos que se disseram satisfeitos com a solução dada pelo PAC: 94%.

Limpeza

A limpeza e a conservação do PAC Braz Cubas tiveram aprovação de apenas 27% dos usuários (ótimo para 7% e bom para 20%). Outros 24% consideraram regular e quase a metade (46%) entendem que estão ruins e os outros 3% avaliaram como péssimo.

“A pequisa é muito importante porque mostra como o cidadão avalia os serviços oferecidos e ninguém melhor que os usuários para dizer o que precisa evoluir. Estamos avaliando todos os dados e as observações de quem respondeu à pesquisa”, afirma o secretário municipal de Gestão Pública, Marcos Regueiro.

“No caso da limpeza e conservação, estamos tomando as providências necessárias, incluindo uma intervenção da Secretaria de Serviços Urbanos para manutenção em geral e adequação dos espaços. É uma determinação do prefeito Marcus Melo melhorar todos os nossos serviços”, completa Regueiro.

O Pronto Atendimento ao Cidadão Braz Cubas fica na rua Capitão Francisco de Almeida, 47, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Mensalmente, são realizados, em média, aproximadamente 3.500 atendimentos.

O programa Ouvidoria Móvel foi lançado em janeiro pelo prefeito Marcus Melo para que os cidadãos avaliem os serviços prestados nos mais diversos equipamentos municipais, com foco no aprimoramento e na qualidade. A primeira delas, realizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó, mostrou que 78% dos usuários aprovaram o serviço, atribuindo notas 10 e 9. (Julio Nogueira)