Palestras para alunos abordam importância da destinação correta dos resíduos sólidos

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

14 de novembro de 2017
Diretor André Miragaia falou aos alunos e destacou a importância da destinação correta dos resíduos sólidos (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou nesta terça-feira (14/11), de manhã e à tarde, palestras sobre a destinação correta de resíduos sólidos para estudantes da Vila Nova União. O trabalho faz parte de um planejamento da pasta e tem como objetivo conscientizar os mogianos de diversos bairros sobre o tema. Durante a palestra, são abordados assuntos como os problemas causados pelo descarte irregular, as doenças e problemas decorrentes destas ações e principalmente o funcionamento da gestão de resíduos na cidade.

O diretor André Miragaia falou com os jovens e destacou a importância do trabalho: "Nessas apresentações, procuramos mostrar os problemas que o lixo, descartado de forma irregular, pode trazer para a saúde das pessoas, para a saúde dos animais e para toda a sociedade, podendo provocar até mesmo tragédias, como enchentes", disse.

Ele acrescenta que, durante a conversa com os alunos, são esclarecidas dúvidas sobre a separação dos resíduos (secos e úmidos) e transmitidas informações sobre o funcionamento da coleta seletiva em Mogi das Cruzes, que está sendo ampliada: “Sempre damos exemplos concretos para os jovens, como mostrar que a reciclagem de materiais como papel e metal pode preservar a natureza e evitar o corte de árvores, salvando florestas", salientou.

Recicla + Mogi ampliado

O secretário muncipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que o Programa Recicla + Mogi está sendo ampliado, com o objetivo de melhorar ainda mais a coleta seletiva na cidade. A partir de agora, cada bairro recebe o caminhão do Recicla três vezes por semana, e não duas, como acontecia até agora. As pessoas separam o lixo em seco e úmido, usando sacos plásticos de cores diferentes para cada tipo de material. Todo o material reciclável vai para triagem, na Usina da Vila São Francisco. Lá trabalham os catadores da Cata-Sampa, uma das maiores cooperativas da área em todo o Brasil, que atua na cidade. O material reciclável gera renda para os catadores, incrementando a economia e tornando o município ecologicamente sustentável.

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente realiza palestras gratuitamente em escolas, centros comunitários e população em geral. Mais informações pelo telefone: 4798-5971. (Marco Aurélio Sobreiro)