Parque da Cidade recebe Campeonato Paulista de Futebol para Amputados neste sábado

Secretaria de Esportes e Lazer

03 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Parque da Cidade recebe neste sábado (04/03), a partir das 8h30, a abertura do Campeonato Paulista de Futebol para Amputados. Mogi das Cruzes é referência na modalidade no país e participa da competição com duas equipes, o Corinthians Mogi, atual tricampeão do torneio, e o Instituto Só Vida.

Ao todo, seis equipes participarão da rodada e as partidas começam às 9h30, com o Corinthians Mogi enfrentando o FPA Futebol SP, no campo 1 do Parque da Cidade, e o Bola Pra Frente jogando contra o Cosmocity, no campo 2. Logo depois, às 10h30, o Só Vida encara o AMDA Minas, também no campo 1.

“Em Mogi das Cruzes, o paradesporto é valorizado como uma importante ferramenta de inclusão social. É o caso do futebol para amputados, em que a cidade se tornou referência nacional, com atletas de destaque que representam a seleção brasileira e com o foco na valorização do indivíduo”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Em Mogi das Cruzes, 36 atletas fazem parte do projeto de futebol para amputados. Os treinamentos são realizados duas vezes por semana, às quartas-feiras à noite na quadra da Universidade de Mogi das Cruzes e aos sábados no Sesi. Além disso, a equipe tem à disposição as quadras de grama sintética do Parque da Cidade.

“Quando montamos o projeto, havia o objetivo de resgatar quem sofreu algum acidente ou doença e mostrar que estas pessoas podem ter uma vida normal ou até melhor que a que tinha antes. Isso não só foi alcançado, como também foi ampliado com o alto rendimento. Hoje, para dar oportunidade a que todos possam jogar, a cidade conta com duas equipes que disputam campeonatos oficiais e têm atletas na seleção brasileira”, disse o atacante Rogerinho, que é capitão da equipe nacional.

Ao todo, sete atletas mogianos fazem parte da seleção brasileira. Do Corinthians Mogi, além de Rogerinho, estão o goleiro Gabriel, Felipe, Rodrigo e Clóvis. Já do Instituto Só Vida são convocados os atletas Fábio e Alan. O técnico mogiano Renê Quintas também está no selecionado. Além disso, em nível nacional, o Corinthians Mogi conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2016.

Rogerinho lembra ainda que o sucesso das equipes nas principais competições do país não interfere na questão social do projeto. “Temos exemplos de pessoas que não saíam de casa, tinham preconceito. Hoje, vivem uma vida muito melhor, participam de atividades, trabalham. Isso é muito gratificante”, disse.

Os interessados em participar do projeto de futebol para amputados de Mogi das Cruzes podem entrar em contato com a equipe pelo telefone 97225-4509 ou pelo site futeboldeamputadosmogi.com.br.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade tem 85 mil metros quadrados e fica no Parque Santana. Durante a semana, o Parque da Cidade está recebendo uma média de 2 mil visitantes por dia. Nos sábados e domingos, a frequência aumenta e varia entre 5.000 e 8.000 pessoas por dia. Ao todo, o espaço possui aulas e atividades gratuitas de 26 modalidades, voltadas a todas as idades.

O projeto do espaço foi desenvolvido pelo arquiteto Ruy Ohtake e conta com espelho de água cercado por palmeiras, praça de integração entre crianças e idosos, com playground e Academia da Terceira Idade (ATI), bosque com espécies nativas da região do Alto Tietê, orquidário e jardim de flores, com variedades produzidas em Mogi das Cruzes, além de teatro de arena para atividades culturais de artistas da cidade.

O Parque da Cidade tem entrada pela avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente à praça Deputado Paulo Kobayashi (Praça do Oito). Ele funciona todos os dias, das 7h às 19h. (Luiz Maritan)