Pessoas em situação de rua recebem atendimento em saúde e testes para a Covid-19

07 de abril de 2021

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo um trabalho de enfrentamento à pandemia da Covid-19 entre pessoas em situação de rua. O serviço, chamado de consultório itinerante, consiste na atuação de uma equipe composta por médico e enfermeiros, que presta atendimento em saúde a esse público, passando orientações sobre enfermidades diversas e também fazendo testes para a Covid-19.

Entre outubro do ano passado, quando foi implantado, até agora, já foram 688 testes de Covid realizados e 48 casos confirmados. A todos que recebem o resultado positivo, é oferecido o isolamento em uma das quatro unidades de acolhimento convencionais que existem na cidade. Em todas elas, foram separados quartos para isolamento, destinados à quarentena dos positivados.

O teste para a Covid-19 também é realizado em todos que aceitam o acolhimento institucional, a partir de um primeiro atendimento no Centro POP. A medida tem por objetivo conter as taxas de contaminação pelo vírus entre esse público. Vale lembrar que o Centro POP é a unidade de referência para o atendimento a pessoas em situação de rua da cidade. Até o momento, não há registro de óbito por Covid entre as pessoas em situação de rua na cidade.

A equipe médica atua na sede do Centro POP, porém também participa das abordagens, que são feitas diariamente por agentes sociais. Assim como todo serviço prestado pelo município a pessoas em situação de rua, este não tem caráter coercitivo e/ou compulsório. Assim, a adesão aos serviços ofertados deve ocorrer de forma espontânea por parte das pessoas que se encontram em situação de rua.

Outro serviço que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social desde o início da pandemia é o chamado SAC – Serviço de Acolhimento Complementar. Além das quatro unidades convencionais de acolhimento existentes na cidade, há uma unidade provisória, que foi aberta já prevendo o aumento na demanda, em virtude da pandemia. A unidade tem capacidade para 50 pessoas, operava inicialmente na escola Dr. Deodato Wertheimer, no Mogilar, porém foi transferida para a rua Júlio Mobaid, na Vila São Francisco.

Importante lembrar ainda que o horário das abordagens passou por recente ampliação – agora acontece das 8h às 20h diariamente e também que os agentes sociais estão distribuindo kits, contendo máscaras e álcool em gel, para as pessoas em situação de rua.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4796-3862 ou 4790-1244.