Plano Municipal de Educação terá a participação dos jovens da cidade

13 de janeiro de 2021
O primeiro encontro entre a Secretaria de Educação e os jovens contou com a participação do secretário-adjunto de Educação Caio Callegari e da diretora Marcia Cardoso. (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

Os jovens de Mogi das Cruzes vão participar da construção do Plano Municipal de Educação (PME), junto ao Conselho Municipal de Educação. A ação faz parte da estratégia da Secretaria de Educação em estabelecer canais permanentes de comunicação com este público, que teve início na semana passada em uma videoconferência com 15 participantes, dentre eles membros do Conselho Municipal da Juventude.

Além de uma contribuição direta da juventude na elaboração do PME, os jovens irão participar da gestão da educação na cidade e da reflexão sobre o futuro da área a longo prazo. A proposta é pensar na cidade para os próximos 40 anos. O primeiro encontro contou com a participação do secretário-adjunto de Educação Caio Callegari e da diretora Marcia Cardoso.

Esse espaço de escuta dos jovens na Secretaria foi uma das demandas apresentadas pelos jovens, que também apontaram a necessidade da reformulação dos componentes curriculares ligados às atividades culturais e esportivas e a revisão das oficinas oferecidas no período integral, desde o ensino fundamental ciclo I ao ensino médio. A proposta é de que as atividades sejam inovadoras e que promovam a integração de diversas inteligências.

Assim, como os jovens, a Secretaria de Educação também está com os canais de comunicação abertos para ouvir os profissionais da rede municipal e pais e responsáveis neste processo de construção dos novos rumos da educação mogiana. O novo Plano Municipal de Educação faz parte desse processo. O documento, que atualmente é bienal, é uma peça importante de planejamento da educação na cidade, definindo estratégias para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. (Kelli Correa Brito)