Posto de Saúde do Botujuru será ampliado e reformado no próximo ano

13 de novembro de 2019

O Posto de Saúde do Botujuru passará por obras de reforma e ampliação no próximo ano. O anúncio foi feito na noite de terça-feira (12/11), durante a 23ª edição do Programa "A Cidade é Aqui", realizada no Cempre Professor José Limongi Sobrinho. Durante a reunião de trabalho, o prefeito Marcus Melo e os secretários municipais conversaram com os moradores, apresentaram as principais ações da Prefeitura, receberam solicitações e tiraram dúvidas do público presente.

A ampliação do Posto de Saúde do Botujuru é necessária diante do crescimento populacional do bairro. "A unidade foi construída em 1996 e já está pequena para a demanda  atual. Nossa proposta é construir uma nova unidade, ocupando a área existente ao lado do posto e implantando os novos espaços necessários. Não é uma obra fácil e exige um bom planejamento para garantir os atendimentos de saúde. Mas certamente será um grande benefício para a comunidade local", explicou o prefeito.
A confirmação da obra foi levada à reunião pelo vereador Protássio Nogueira, que conseguiu emenda parlamentar do deputado federal Márcio Alvino no valor de R$ 1,5 milhão, recurso estimado para a realização dos serviços. "Esse recurso deve chegar ao município até o início do próximo ano e deve ser suficiente para reforma completa da unidade", informou.
Durante o encontro, o prefeito apresentou outros investimentos para o Botujuru. Na área de educação, a Prefeitura está construindo uma nova creche para o atendimento de crianças em período integral, na rua do Rosário. O novo prédio terá capacidade para atender a 200 alunos, o dobro da capacidade de atendimento do modelo anterior de creches da cidade. Atualmente o bairro conta com três unidades que já atendem a 400 crianças em período integral.
Já a Secretaria de Serviços Urbanos está realizando obras de drenagem em trechos de três ruas do Botujuru: Aleluia, Páscoa e Palestina. O investimento é de R$ 570 mil, entre mão de obra e material, e os trabalhos consistem na implantação de muros de arrimo e de gabião e também melhorias no sistema de drenagem, para o escoamento das águas pluviais. Após os trabalhos, as ruas passarão por limpeza e recapeamento.
No mês de agosto, o Botujuru recebeu um mutirão de manutenção que incluiu Operação Tapa-Buraco em importantes vias do bairro, serviços de varrição, roçada, pintura de guias e retirada de lixo e entulho e também nivelamento e cascalhamento das estradas vicinais. Receberam melhorias as ruas Aleluia, Espírito Santo, Sete Quedas, Bonito, Glória, Colômbia, rua do Pavan, rua do Feital e Estrada do Sina.
Outra obra apresentada aos moradores foram os serviços de saneamento básico em andamento, uma das mais antigas reivindicações da comunidade. A rede de esgoto que atenderá ao bairro deverá estar concluída em 2020. É uma obra gigantesca, composta por 45 quilômetros de redes, 3.500 ligações, seis estações elevatórias, 4 mil metros de linhas de recalque e 4.500 metros de coletores
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) também vai melhorar o abastecimento de água no Botujuru. Uma estação de bombeamento está em construção na rua Palestina, que bombeará a água até o reservatório da rua Professor Frederico Perretti, na parte mais alta do bairro, de onde é feita a distribuição para o restante do loteamento. A obra já atinge 80% de execução.