Posto de Saúde Vila Suíssa mantém grupos de apoio para gestantes e bebês

Secretaria de Saúde

24 de abril de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Para compartilhar experiências e ampliar informações importantes sobre gestação, aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido, o Posto de Saúde da Vila Suíssa mantém duas importantes iniciativas. Os encontros são periódicos e abertos à comunidade, que utiliza o espaço para discutir temas propostos pela equipe, esclarecer dúvidas e trocar dicas para cada nova etapa.

O Grupo Gestar foi criado no ano passado para oferecer um espaço de acolhimento, troca e cuidado à gestante, inicialmente destinado às pacientes em pré-natal na unidade, mas já expandido para qualquer gestante interessada.

O trabalho é coordenador pela enfermeira Maria Barbosa e pela psicóloga Juliana Prado, mas outros profissionais integram o grupo com temas específicos. “Nosso principal objetivo é estabelecer uma rede de apoio e informações à gestante e seus familiares, além de trabalhar temas relacionados às fases de gestação, como desenvolvimento do feto, pré-natal, mudanças emocionais e corporais”, explica a psicóloga.

Outros temas discutidos são riscos à saúde do feto e da gestante, tipos de partos, saúde da mulher, saúde da família, preparação para a chegada do novo membro, saúde mental da gestante, relacionamento familiar, vínculo mãe-bebê, aleitamento materno, depressão durante e pós- parto, alimentação, entre outros.

O grupo é aberto às gestantes interessadas e não precisa de inscrição ou encaminhamento, bastando comparecer à unidade. Para participar, a gestante não precisa realizar o acompanhamento pré-natal na UBS Vila Suíssa e familiares também podem participar, como parceiros, pais, avós, tios e tias, amigas e amigos, qualquer pessoa que presta apoio à gestante. Os encontros acontecem quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, das 13 às 15 horas.

Outra iniciativa da UBS Vila Suíssa é a o Grupo Mamãe-Bebê, que complementa as ações desenvolvidas pelo Grupo Gestar, com foco no acolhimento, troca e cuidado para mamães e seus bebês de 0 a 6 meses.  

O puerpério, período de zero a seis meses após o parto, é fundamental para a mãe, que está se recuperando da gestação e do parto e ainda em adaptação à nova vida, com a chegada do bebê. É também um período muito especial para o bebê, que está em pleno desenvolvimento e necessita de cuidados intensivos. Nesse período, o aleitamento materno é fundamental.

O Grupo Mamãe-Bebê estabelece uma rede de apoio e informações à mãe e seus familiares, com objetivos específicos de trabalhar temas relacionados à maternidade, pós-parto, desenvolvimento do bebê, cuidados com saúde da mãe e do bebê, amamentação, vínculo mamãe-bebê, saúde da família, depressão pós-parto e alimentação, entre outros.

O grupo também é aberto a todos os interessados e ocorre semanalmente às quintas-feiras, das 13 às 15 horas.

 

Temas dos Próximos Encontros

Grupo Mamãe e Bebê - Puérperas

25/04: Desenvolvimento dos 0 a 6 meses/ Estimulação do bebê/ Cuidados com Saúde Mental da mãe/ Rede de apoio familiar; Depressão pós-parto, ansiedade materna e solidão

02, 09, 16, 23 e 30/05: Vacinação/ Importância das vacinas/ Dicas e dúvidas acerca das vacinas; Calendário de vacinação do bebê e da mãe;  Tema especial “Doação de Leite Materno”.

- Promove encontros quinzenais às sextas-feiras, das 13 às 15 horas.

Grupo Gestar - Gestantes

26/04: Pós-Parto

17 e 31/05: - Pré-natal e Doação de Leite Materno (tema especial)

- Promove encontros semanais às quintas-feiras, das 13 às 15 horas.

Endereço

UBS Vila Suíssa: Avenida Ricieri José Marcatto, 310