Pré-Conferência da Assistência Social no Jardim Piatã reúne cerca de 150 pessoas

14 de junho de 2017
Pré-Conferência realizada no Jardim Piatã reuniu cerca de 150 pessoas. Pontos debatidos nas pré-conferências serão levados para a Conferência nesta sexta-feira (21/07). (foto: Guilherme Berti/ . . .

Cerca de 150 pessoas de Regiões Rurais e Bairros da Divisa participaram da terceira Pré-Conferência da Assistência Social, realizada nesta quarta-feira (14/06), na Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã. Atendendo ao princípio de descentralização do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), os encontros têm como base os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), equipamentos responsáveis pela gestão territorial de proteção social.

A abertura dos encontros é feita com a peça teatral “Estamos todos no mesmo barco”, interpretada pela Cia Radiophônica, responsável por expor os eixos da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de forma mais lúdica. Na apresentação, os quatro atores mostram a importância do SUAS em áreas de atuação como idosos, mulheres, crianças, pessoas com deficiência, comunidade LGBTI, entre outros segmentos, com leveza  e bom humor.

“Os temas são bastante complexos e essa introdução facilita muito a compreensão por qualquer pessoa que queira participar das discussões”, avalia a presidente da Associação Amigos de Bairro do Jardim Piatã, Maria de Lourdes de Torres. Como liderança de bairro e responsável por um projeto social voltado para crianças, dona Lourdes fez questão de participar da Pré-Conferência. “Vamos apresentar algumas propostas, como novos projetos de lazer para crianças e adolescentes e a implantação de uma Escola de Ensino Médio no bairro”, adiantou.

As Pré-Conferências da Assistência Social começaram no dia 2 de junho e já passaram pelo Distrito de Jundiapeba, pelo Centro e agora pelos Bairros da Divisa, reunindo mais de 400 pessoas até o momento. “A participação popular é muito importante porque essa é a oportunidade de avaliar o que tem sido feito e reivindicar o que ainda precisamos. Nossa região certamente precisa de novos projetos sociais”, afirma a gestora da Associação Beneficente Novo Horizonte, Sirlene Furlã.

Atualmente, a região de abrangência do Jardim Piatã conta com a parceria da Associação Madre Esperança (AME), que desenvolve serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, para idosos e para adultos com idade entre 18 e 59 anos. A Associação Amigos de Bairro do Jardim Piatã também desenvolve projetos de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes.

As propostas são discutidas a partir de quatro eixos temáticos: 1) A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos; 2) A gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; 3) Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais; 4) A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federados para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Outros quatro encontros preparatórios para a 11ª Conferência da Assistência Social “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que acontecerá em julho, estão marcados até 28 de junho. Confira a programação e participe:

22/06/2017 – 13 horas - CRAS Vila Nova União

Local: Instituto Amor Misericordioso – Centro Familiar Maria Medianeira