Prefeito apresenta projetos futuros da Saúde em último evento do Move Mogi

08 de fevereiro de 2018

O prefeito Marcus Melo apresentou, nesta manhã de quinta-feira (08/02), as ações da área da Saúde, durante o último encontro do Programa Move Mogi. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro do Mogilar, e reuniu médicos, enfermeiros, profissionais de saúde da iniciativa pública e privada, representantes de entidades sociais que prestam serviços de saúde e vereadores.

Entre os projetos futuros, o principal destaque foi a implantação de uma Maternidade Municipal, no Distrito de Braz Cubas, para suprir as necessidade de atendimento às gestantes e bebês, com todos os recursos e equipamentos necessários para oferecer atendimento qualificado. “O projeto para construção da Maternidade está pronto e deverá ser submetido à aprovação da Vigilância Sanitária. Paralelamente, trabalhamos pela liberação da área que era ocupada pelo Fórum de Braz Cubas”, explicou o prefeito.

Elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo em parceria com a Saúde, o projeto da Maternidade Municipal prevê a construção de um prédio com aproximadamente 7 mil metros quadrados distribuídos em seis pavimentos. A unidade contará com leitos para gestantes, puérperas, leitos especializadas no sistema canguru, leitos para gestantes de alto risco, além de quartos para atendimento pré-parto/parto/puerpério.

“A Maternidade será construída com capacidade acima da necessidade atual, prevendo o crescimento da cidade nos próximos 20 ou 30 anos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Outros projetos apresentados para o futuro foram a implantação do Hospital Dia na Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, que possibilitara a realização de procedimentos que não exijam internação como vasectomia e hérnia umbilical. Ainda para o Distrito de Jundiapeba, o prefeito anunciou a proposta de construção de uma nova unidade Básica de Saúde, para a qual a equipe técnica já busca uma área adequada.

Para Cezar de Souza, outro extremo da cidade, um dos principais projetos será a implantação de uma nova UnicaFisio e Clínica do Homem. Esses novos equipamentos serão instalados ao lado do Ginásio Municipal de Paradesporto, AACD e UPA 24 horas do Rodeio. Já para a área de saúde mental, serão iniciadas as atividades do CAPS AD e Unidade de Acolhimento.

O Posto de Saúde do Jardim Santa Tereza deverá ser ampliado para oferecer mais conforto e melhor atendimento à comunidade local. Já a Vila Nova União será contemplada com uma unidade do Programa Saúde da Família, com projeto de construção pronto para a área localizada ao lado da UBS Vila Natal. O objetivo é garantir atenção médica e desenvolver ações de prevenção às doenças para cerca de 1,2 mil famílias da Vila Nova União.

Por fim, a partir do próximo mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde passará a oferecer Serviço de Imagem Odontológica para agilizar diagnósticos e tratamentos dentários. O serviço será realizado no Pró-Mulher e dará suporte para todos os postos de saúde que já contam com dentista. “Mogi das Cruzes tem mostrado serviços importantíssimos para a população na área da saúde, inclusive atraindo o interesse de moradores de cidades vizinhas”, afirmou o vereador Francisco Bezerra, que falou em nome da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.