Prefeito autoriza abertura de licitação para construção de novo complexo da saúde

14 de setembro de 2018
Prefeito Marcus Melo assina autorização para abertura da licitação do novo complexo de saúde (foto: Ney Sarmento/PMMC)

O prefeito Marcus Melo assinou nesta sexta-feira (14/09) a abertura do processo de licitação para construção do novo complexo multifuncional da Saúde na avenida Pedro Romero, ao lado da UPA do Rodeio. Serão mais de 3 mil m2 de área construída numa edificação de dois pavimentos que reunirá Clínica do Homem, Pró-Hiper e UnicaFisio.

Por conta da chuva, o evento que seria realizado na área do futuro empreendimento acabou transferido para o auditório do prédio sede da Prefeitura. Na abertura, o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio Rodrigues, apresentou detalhes do projeto. “Além de uma arquitetura moderna, o grande diferencial do novo complexo será a sustentabilidade”, adiantou.

A edificação contará com diversos recursos de sustentabilidade, como sistema de reutilização de águas pluviais, placas de energia solar, arborização, muro verde, pavimento em concreto permeável, iluminação e ventilação naturais, telhas metálicas termoacústicas.

A nova unidade oferecerá atendimento ambulatorial especializado na saúde dos homens, com consultas e exames, além de atendimentos de promoção à saúde, convivência e prática esportiva para idosos e reabilitação fisioterápica. A nova clínica Unica, por exemplo, oferecerá o atendimento ambulatorial para a realização de exames (ultrasom, holter, teste ergométrico), consultas agendadas em especialidade diversas como endocrinologia, neurologia, vascular, geriatria, nutricionista, proctologia e cardiologia.

O bloco destinado ao Pró-Hiper abrigará academia, quadra de voleibol coberta, três piscinas cobertas (uma para uso terapêutico e duas para uso recreativo). “Os novos serviços foram planejados com base nas principais demandas existentes na cidade na área da saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A escolha do local, como informou o prefeito Marcus Melo, foi baseada principalmente nas solicitações da população da região de Cezar de Souza. “Já temos a Unica em Jundiapeba, o Hospital Municipal e a UnicaFisio em Braz Cubas. Agora estamos levando para Cezar de Souza um novo complexo de Saúde, reunindo serviços e atendimentos importantes e diversos”, pontuou.

O futuro equipamento deverá atender uma média de 1,5 mil idosos e realizará mais de 6 mil atendimentos mensais, dos quais 2,5 mil consultas médicas. A abertura da licitação foi autorizada durante o evento, mas as obras de construção devem ser iniciadas em 2019.