Prefeito cria Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal

18 de março de 2020

O prefeito Marcus Melo determinou a criação de um Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, com entrada exclusiva pelo Bloco “B”, que fica na rua Capitão Francisco de Almeida, nº 466, no distrito de Braz Cubas. O serviço médico já está disponível para pacientes com idade a partir dos 13 anos. Para menores, o atendimento continua sendo realizado no PA 24 horas Infantil.

O espaço foi especialmente preparado para realizar acolhimento e atendimento aos pacientes com toda segurança necessária e sem contato com outros setores. Com a suspensão das cirurgias eletivas, exames e consultas ambulatoriais na unidade, os espaços e leitos serão disponibilizados para eventuais internações, inclusive Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As internações serão direcionadas para dois andares inteiros do Hospital Municipal, num total de 46 leitos. A UTI conta atualmente com 10 vagas, mas poderá ser ampliada de acordo com novas necessidades. Existe, ainda, um terceiro andar para internações e as salas de centros cirúrgicos que, neste momento, ainda atendem pacientes pós-operatórios, mas sem qualquer rota de encontro com os outros setores.

Para atender à nova demanda, o Hospital Municipal já tomou algumas providências com a aquisição de insumos, materiais e equipamentos. Foram comprados, por exemplo, termômetros de infravermelho (sem necessidade de encostar no paciente) e oxímetros para os médicos avaliarem a saturação dos pacientes. Uma tenda será montada na entrada do Bloco B, com espaço arejado para os processos de triagem.

O objetivo das novas medidas é facilitar o acesso dos pacientes às informações e garanrir atendimentos corretos, além de evitar uma sobrecarga nos serviços de saúde, o que contribui para ampliar a propagação do vírus. Nesta quarta-feira (18/03), até o início da tarde, duas pessoas foram atendidas no Centro de Referência do Coronavírus. Os dois pacientes foram medicamentos e liberados.