Prefeito cumpre agenda de reuniões nos Ministérios da Saúde e da Cidadania

13 de março de 2019

O prefeito Marcus Melo cumpriu, nesta quarta-feira (13/03), uma agenda de reuniões em Brasília para solicitar apoio do Governo Federal para execução de importantes empreendimentos na cidade, como a construção da Maternidade Municipal, em Braz Cubas, e do novo Centro de Formação Poliesportiva, no bairro do Mogilar.

Também participaram dos encontros o deputado federal Marco Bertaiolli, o presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai, o vereador Mauro Araújo e o presidente do Condemat e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi. “Essa união de forças é vital para Mogi das Cruzes e certamente irá contribuir para concretizarmos novos projetos e avançarmos ainda mais no desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcus Melo.

No Ministério da Saúde, onde o grupo foi recebido pelo chefe de Gabinete Alex Machado Campos, o prefeito protocolou quatro ofícios solicitando apoio para três novos empreendimentos (Maternidade Municipal, UPA 24 horas de Jundiapeba e Complexo da Saúde no bairro do Rodeio), além da qualificação da UPA 24 horas localizada no bairro do Rodeio. Assim que for aprovada, a qualificação garantirá aumento no repasse do Governo Federal para o custeio da unidade, pedido feito ao Ministério da Saúde em 2018, com documentação já encaminhada.

Os três novos empreendimentos da Saúde são importantes investimentos já anunciados e em andamento pela Administração Municipal. A construção da Maternidade Municipal, por exemplo, teve a licitação iniciada no último dia 22 de fevereiro e prevê a construção de um prédio com cerca de 8 mil m² distribuídos em sete pavimentos (do subsolo ao quinto andar), que contará com 51 leitos, 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de cuidados intermediários, além da UTI Adulto, Centro Obstétrico e demais espaços especializados. O objetivo é dobrar a capacidade de partos realizados na cidade, ampliando também a segurança e a qualidade.

“O encontro foi bastante positivo porque pudemos detalhar a importância dos projetos de saúde para a nossa cidade. Nos últimos anos, Mogi das Cruzes avançou muito, passando a oferecer diversos serviços, exames e procedimentos de média e alta complexidade, até então ofertados apenas pelo Governo do Estado. Mas esses avanços dependem de recursos e a ajuda do Governo Federal é fundamental para mantermos a qualidade dos nossos serviços”, explicou o prefeito.

Marcus Melo esteve também no Ministério da Cidadania para discutir diversos assuntos, mas principalmente solicitando apoio financeiro para a conclusão das obras do futuro centro de formação para novos atletas, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, no bairro do Mogilar. O novo ginásio oferecerá aulas de iniciação esportiva em diversas modalidades, como futebol, vôlei e basquete, complementando a estrutura já existente naquela região do Mogilar. O investimento é de R$ 6,4 milhões.

“Além de incentivar as mais diversas modalidades esportivas, nosso principal objetivo é criar um centro de formação para novos atletas e oferecer a prática esportiva como alternativa para os nossos jovens”, explicou o prefeito. No Ministério da Cidadania, o grupo foi recebido pelo secretário executivo adjunto Felipe Sartori Sigollo e pelo chefe de Assessoria Reinaldo Takarabe.