Prefeito Marcus Melo conhece produtos e laboratório de pesquisa da MN Própolis

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

13 de julho de 2017

O prefeito Marcus Melo e o vice Juliano Abe visitaram, nesta quinta-feira (13/07) pela manhã, a MN Própolis e conheceram a produção de mel, própolis, geléia real, pólen, bebidas e macarrão lamen. Instalada no polo industrial da Vila São Francisco, a empresa possui tecnologia avançada e um laboratório de pesquisas, o Centro Tecnológico de Análise de Alimentos (Cetal). Melo foi recebido pelo fundador e presidente da MN, Norihito Matsuda, e explicou que vem fazendo visitas às empresas locais e para conhecer seus produtos e aproximar o poder público do setor industrial.

“Estamos fazendo essa aproximação, sempre nos colocando à disposição e aproveitando para conhecer o que é produzido na cidade. Visitando a MN Própolis hoje, notamos uma filosofia de trabalho de muita organização e valorização dos funcionários, implantada pelo fundador, o senhor Norihito. A empresa é uma referência em pesquisa e tecnologia, além de gerar empregos e divisas para o município”, disse Melo. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Rinaldo Sadao Sakai, e o diretor Luiz Carlos Pinheiro também participaram da visita.

Ao lado de Harko Matsuda, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de produtos, pelo diretor presidente Carlos Wada e pelo gerente comercial Jeferson Umezaki, o fundador confirmou que um dos principais pontos de atuação da MN é a valorização do pessoal: “Estimulamos que eles se aprimorem de forma contínua e semanalmente, durante o experiente, separamos uma hora para que todos os funcionários estudem e com isso possam trabalham com alegria, saúde e disposição”, afirmou.

A MN Própolis é referência na fabricação de produtos naturais e orgânicos. Funcionário aposentado da NGK, Norihito Matsuda iniciou as pesquisas na área de mel e própolis em 1982. Percorreu todo o Brasil e fez contatos com centenas de produtores de mel. Dez anos depois, fundou a empresa, sempre apostando na inovação. Entre as técnicas implantadas estão o álcool orgânico de qualidade extra fina (elaborado em 2005), o extrato de alimentos sob alta pressão (2006), a concentração à vácuo de extrato de própolis e extratos vegetais (2007) a pesquisa de desidratação à vácuo e a desidratação à frio para alimentos (2008).

Certificação

Além disso, desde 2009 a MN Própolis tem a certificação internacional GMP/BPF (Good Manufacturing Practices - boas práticas de fabricação), tornando-se a primeira empresa do setor apícola no Brasil a receber esta certificação e incorporando-se a um seleto grupo de empresas que detêm o certificado. Essa certificação coloca a MN Própolis entre as empresas que, em todo o mundo, adotam as melhores práticas de fabricação e garantem a total segurança e eficácia dos produtos.

O prefeito e sua comitiva conheceram as instalações da MN e receberam explicações técnicas detalhadas de Matsuda. A empresa investe em equipamentos de ponta, a maioria importados, e para garantir a qualidade da produção a valorização dos funcionários é a palavra-chave: “Os funcionários que se aposentam são convidados a continuar conosco e muitos aceitam. Isso garante a qualidade da produção e mostra que temos um espírito familiar aqui”, disse o presidente.

Para Marcus Melo, é fundamental apoiar empresas como a MN: “A cada visita que fazemos, conhecemos novas práticas e filosofias de trabalho, como a que existe aqui na empresa. O poder público tem o dever de se colocar à disposição do segmento produtivo para conhecer sua realidade, trocar idéias e com isso garantir que a cidade tenha um segmento industrial sempre inovador e moderno, como o exemplo que vimos aqui hoje”, finalizou, lembrando que a MN recebeu duas áreas públicas para instalar a empresa e o laboratório de pesquisa. Nas últimas semanas. Melo visitou a Komatsu, a NGK, a Weber e a Air Products. (Marco Aurélio Sobreiro)