Prefeito Marcus Melo realiza nova vistoria na Mogi-Bertioga ao lado do secretário estadual de Transportes e Logística

20 de abril de 2018

O Departamento de Estradas de Rodagens (DER) pretende forçar o deslizamento de todo material solto nas encostas da rodovia Mogi-Bertioga antes de liberar a estrada para os veículos. A informação foi passada ao prefeito Marcus Melo na manhã desta sexta-feira (20/04) pelo secretário de Estado de Logística e Transportes, Mário Mondolfo, e pelo superintendente do DER, Clóvias Volpi, durante vistoria realizada na altura do quilômetro 89 da rodovia. A liberação das pistas deverá ocorrer em aproximadamente dez dias.

“O trabalho de retirada de terra, rocha e outros materiais que estava na estrada está acelerado, mas ainda há muito material solto na serra. Por uma questão de segurança, o DER pretende fazer com que este material seja retirado antes da abertura da estrada”, explica o prefeito, que recebeu uma ligação do secretário no meio da manhã desta sexta-feira. “O secretário e o superintendente do DER estavam programando uma vistoria ao local há alguns dias. Hoje cedo, o secretário ligou, me convidando para acompanhar o trabalho na estrada”.

Além de forçar o deslizamento do material, o DER deverá iniciar rapidamente a recuperação do muro de “gabião” que acabou sendo danificado pelas sucessivas quedas de barreiras. “Pude observar que o material para reconstruir o muro já chegou ao local e a recuperação deverá ser feita em um curto espaço de tempo”, ressalta Marcus Melo.

Na última segunda-feira, o prefeito já havia vistoriado a estrada ao lado de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do vice-prefeito Juliano Abe, do prefeito de Bertioga, Caio Matheus, e vereadores mogianos. O trecho foi interditado na última quarta-feira (11/04) devido a um grande deslizamento que bloqueou a pista.

“A rodovia é importante para Mogi das Cruzes, Bertioga e toda a Grande São Paulo, que a utiliza para chegar ao litoral. Mas, a situação dos estudantes, comerciantes e pessoas que moram em uma região e trabalham na outra, é bastante preocupante. O movimento no comércio caiu 90% e os alunos estão impedidos de assistir às aulas nas universidades mogianas. É necessário uma solução rápida e segura para o problema”, destaca o prefeito.

Marcus Melo lembrou ainda que a Prefeitura está acompanhando o andamento dos trabalhos e as providências que estão sendo adotadas pelo órgão estadual. “Importante destacar que estas ações que estão sendo adotadas neste momento são emergenciais, mas o Governo do Estado trabalha na busca de uma solução definitiva para o problema. Por isso, técnicos do Instituto Geológico (IG) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estão participando do trabalho e ajudando a elaborar um planejamento de ações para que no futuro a estrada esteja menos vulnerável aos deslizamentos provocados pelas fortes chuvas”.