Prefeito Marcus Melo visitou as instalações do Pró-Escolar nesta quinta-feira

19 de outubro de 2017

O prefeito Marcus Melo visitou na manhã desta quinta-feira (19/10) as instalações do Pró-Escolar, que integra o Departamento de Orientação e Promoção/Saúde do Escolar da Secretaria Municipal de Educação. O equipamento oferece serviços especializados na área da educação para avaliar, encaminhar, orientar e oferecer atendimento técnico diante da especificidade do aluno atendido pela Educação Especial. A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito Juliano Abe, a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes e a responsável pelo departamento, Claudia Vidal Regueiro.

“É um trabalho diferenciado que realizamos em nossa cidade com a oferta de profissionais qualificados na área educacional para o atendimento de alunos com deficiência”, destacou o prefeito Marcus Melo. Entre os meses de maio e agosto foram atendidos 611 alunos e foram feitas 117 avaliações audiologicas. Foram convocados, neste período, 145 novos alunos para iniciarem o atendimento.

O trabalho do Pró-Escolar tem início com a indicação dada pela escola de que o aluno precisa ser avaliado, pois o estudante ainda não tem um laudo clínico. A direção da unidade escolar envia um relatório de queixa escolar e a equipe de avaliação do equipamento vai até a escola para fazer a triagem. “Após a coleta de dados e diálogo com a equipe gestora e a família, os profissionais avaliam se há a necessidade do atendimento em um dos equipamentos destinados a esta demanda”, explicou Claudia.

O equipamento conta ainda com uma equipe de Intervenção, que atende os alunos na sede do Pró-Escolar e é composta por profissionais da Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Fisioterapia, Psicopedagogia. De acordo com a necessidade do aluno a intervenção pode ocorrer com até três profissionais no mesmo dia.

O Pró-Escolar também é responsável pela capacitação das professoras das 13 salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e as Auxiliares de Apoio que acompanham os alunos em sala de aula regular. O equipamento oferece ainda serviços de audiologia. Os exames são realizados no Pró-Escolar para as crianças que apresentam questões referentes à audição. Junto ao equipamento, há também o serviço de apoio a crianças com problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem. (Kelli Correa Brito)