Prefeitos do Condemat se reúnem com deputados e tratam de pautas regionais prioritárias

Gabinete

24 de fevereiro de 2017

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, participou, na manhã desta sexta-feira (24/02), de mais uma reunião ordinária do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Conedmat). O encontro, que contou com a participação de deputados que representam a região, teve na pauta assuntos como meios para ampliar as receitas dos municípios neste momento de crise, a questão da destinação de resíduos sólidos e também assuntos referentes à saúde e meio ambiente.

Na primeira etapa da reunião, o secretário de Finanças de Mogi das Cruzes, que também é presidente da Câmara Técnica de Finanças do Condemat, Aurílio Caiado, comandou uma apresentação, na qual ofertou a todos os prefeitos métodos e alternativas que podem ser adotados pelas cidades neste difícil momento econômico, visando a ampliação das receitas locais.

O secretário mostrou uma série de procedimentos, desde ações simples até a assinatura de parcerias e convênios com outros órgãos, para imprimir agilidade e eficácia no recebimento, por parte dos municípios, de dividendos que muitas vezes se perdem. Para custear todas as alternativas por ele apresentadas, Caiado citou o Programa de Modernização Tributária (PMAT) – o mesmo que, em Mogi das Cruzes, possibilitou uma série de melhorias, entre elas as obras de reforma e modernização do prédio-sede da Administração Municipal.

Participaram da reunião os deputados estaduais Marcos Damásio, André do Prado, Estevem Galvão e Gileno Gomes. Já o deputado estadual Luiz Carlos Gondim enviou Tomaz Hideo Yamaki como seu representante. O objetivo da presença dos parlamentares, como explicou o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite, foi fortalecer os vínculos entre deputados e prefeitos, de maneira a facilitar a resolução de assuntos inerentes à região como um todo.

Um desses caminhos, que foi mencionado pelo deputado André do Prado, é criar uma agenda de reuniões entre secretários estaduais e os prefeitos do Condemat, tomando como prioridade as secretarias estaduais que respondem por assuntos mais urgentes em âmbito regional. Desta forma, foram elencados por todos os prefeitos como assuntos prioritários o saneamento, o meio ambiente e os recursos hídricos.

A questão da destinação dos resíduos sólidos, por exemplo, que há anos é discutida e já há um consenso para a necessidade de implantação de uma solução regional, deve ser retomada. Também foram elencadas como prioritárias as questões das compensações pelas áreas cedidas por municípios da região para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo e, ainda, as potenciais mudanças com relação à operação do Pronto Atendimento do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.

“Este é um momento em que a união entre os municípios e também entre os deputados que representam a região é de fundamental importância. Só conseguiremos resolver questões e entraves que são regionais se tivermos essa união e essa representatividade”, destacou o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo.

Também participaram da reunião os prefeitos de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima, de Arujá, José Luiz Monteiro, de Poá, Giancarlo Lopes, de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, de Biritiba Mirim, Jarbas Ezequiel Aguiar e de Santa Isabel, de Fábia Porto. Ferraz de Vasconcelos teve como representante o secretário de Governo, Haroldo Camargo, e o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, enviou representante. (Lívia de Sá)