Prefeitura autoriza funcionamento completo das feiras livres e feiras aos domingos com restrições

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

23 de abril de 2020

O prefeito Marcus Melo anunciou na live, realizada nesta quarta-feira (22/04), a autorização para o funcionamento de todos os setores das feiras livres e a retomada das feiras aos domingos, seguindo as restrições para evitar a disseminação do coronavírus. As feiras noturnas continuam suspensas. Serão retomados os setores de armarinho, ferramentaria, roupas e alimentação pronta, que não poderá ser consumida na feira.

“Estamos retomando a partir desta quinta-feira as outras atividades das feiras livres de terça a sábado e as feiras livres de domingo. A Secretaria de Agricultura continuará fazendo o acompanhamento e as orientações continuam as mesmas que adotamos com a abertura parcial na semana passada, como o uso de álcool em gel, distanciamento entre os clientes e as barracas, uso de máscara e evitar aglomerações”, disse o prefeito.

As feiras terão um número menor de barracas e o espaçamento entre elas deverá ser de no mínimo 1 metro. O atendimento deverá obedecer a distância de 1 metro entre o cliente e a barraca. Será disponibilizado álcool em gel e os feirantes usarão máscaras. Os clientes não poderão tocar nas mercadorias, que serão colocadas nas sacolas pelos feirantes. Os feirantes seguem um termo de responsabilidade com as medidas a serem seguidas.

A Secretaria de Agricultura também dá orientações para os frequentadores das feiras. A orientação é de que vá até a feira uma pessoa por residência e que a compra seja feita de maneira rápida. Para agilizar as compras, a recomendação é de que seja feita um a lista antes e na feira não sejam mantidas conversas longas. Nas barracas de alimentos prontos, como o pastel, o alimento não será consumido no local, só estará disponível para a retirada.

“Tivemos uma experiência bastante positiva com a reabertura parcial na partir do dia 7 deste mês, em que todos os feirantes cumpriram os termos de responsabilidade.  Vamos continuar a fazer este monitoramento para que as feiras continuem abastecendo a população dentro deste protocolo de ações, assegurando o cumprimento das medidas para preservar a saúde dos feirantes e da população que frequenta as feiras”, avaliou o titular da Pasta, Renato Abdo.

Confira no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes a programação das feiras, lembrando que feiras noturnas continuam suspensas. O atendimento da Secretaria de Agricultura está sendo feito pelo telefone 4798-5136, via whatsapp pelo número 4798-5025 e pelo e-mail agricultura@pmmc.com.br (Kelli Correa Brito)