Prefeitura cria linha telefônica exclusiva para esclarecimento de dúvidas do novo coronavírus

Secretaria de Saúde

17 de março de 2020
Profissionais de saúde e educação participaram de conferência sobre coronavírus (foto: Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes criou uma linha telefônica exclusiva para esclarecimento de dúvidas de pacientes com sintomas ou suspeita do novo coronavírus: 4798-5160. O canal será atendido por médicos e profissionais de saúde capacitados para orientar corretamente para o atendimento ou procedimento mais indicado, dependendo do caso.

O objetivo é facilitar o acesso dos pacientes às informações corretas e evitar uma sobrecarga nos serviços de saúde, o que contribuiu para ampliar a propagação do vírus. Os atendentes da Central SIS 160 também estão sendo atualizados continuamente e podem prestar informações sobre consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos que estão sendo alterados em função das medidas de contenção ao novo Coronavírus.

Nesta manhã de terça-feira (17/03), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma nova reunião com profissionais das unidades e hospitais para repassar novas instruções sobre demandas e protocolos de atendimento. O Hospital Municipal, por exemplo, suspendeu todas as cirurgias eletivas a partir do dia 23 de março. Na mesma data, também estarão suspensos os atendimentos de Odontologia.

Já as consultas ambulatoriais realizadas nas unidades da Rede Municipal de Saúde estarão suspensas a partir de 30 de março de 2.020, por tempo indeterminado, exceto para acompanhamentos pós-cirúrgicos e situações emergenciais definidas pelas equipes médicas técnicas.

Capacitação

O infectologista do Hospital Emílio Ribas e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Jean Carlo Gorinchteyn, participou, na manhã de segunda-feira (16/03), de uma reunião com profissionais de saúde para orientação e esclarecimento de dúvidas sobre o novo Coronavírus. À tarde, o especialista participou de uma live com o prefeito Marcus Melo, e respondeu perguntas do público pelas redes sociais.

A presença do infectologista foi intermediada pelo secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, que montou o Comitê Gestor de Crise do Coronavírus para tratar de todos os assuntos referentes à prevenção e enfrentamento da nova doença na cidade. O principal objetivo é conter a disseminação do vírus e evitar que um número grande de pessoas adoeça ao mesmo tempo.

“O que a história recente nos mostra, com base no que aconteceu na China e na Itália, é que a contenção social resolve. Por isso, todas as medidas que pudermos tomar para reduzirmos a circulação, o contato e a aglomeração de pessoas são fundamentais nesse momento”, explicou o médico.